Você está em:
Postado há . Atualizado há

Conflitos no ambiente de trabalho podem ser benéficos para empresa

Divergência de opiniões gera novas ideias e soluções criativas para melhorar desempenho de gestores e funcionários

Os conflitos entre colaboradores é uma situação que deve ser encarada com naturalidade e faz parte da rotina da maioria das empresas. Entender os motivos das divergências é fundamental para a resolução dos problemas e para que todas as partes envolvidas saiam sem arranhões: empresa, funcionários e clientes. Uma desavença pode contribuir por um reposicionamento nas relações humanas e reverter em favor da firma.

O gestor tem papel importante para evitar que conflitos se tornem crises internas. Bem administrado, um conflito pode apresentar novas ideias e posicionamentos que direcionem para o crescimento. "Quando a gente fala em desenvolvimento de projetos, geração de ideias, de criatividade é fundamental que haja o conflito. Todos têm opiniões diferentes, então tem que respeitar cada uma e sempre decidir no que é melhor para o cliente", orienta Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting e consultor em gestão de projetos.

Para que um conflito seja revertido em pontos positivos é necessário que as pessoas envolvidas se sintam à vontade para conversar e expor suas ideias e insatisfações. "O gestor precisa chamar os colaboradores para conversar e chegar a um consenso. A discussão tem que ser aberta a toda a equipe para que todos contribuam. É preciso deixar de lado uma certa empatia para que a decisão não seja influenciada", relata Barbosa. Muitas vezes nos conflitos estão envolvidos pontos cruciais para as empresas, como ideias inovadoras ou mesmo questões que estão prejudicando o crescimento.

Vanderley Negri, de 46 anos, é encarregado de recursos humanos de uma concessionária de automóveis de Londrina há sete anos. A empresa conta com 150 funcionários. As divergências entre pessoas de personalidades e opiniões diferentes são comuns e o problema se torna mais aparente pelo fato de permanecerem muito tempo juntas. "O primeiro passo é entender o motivo, quem são as pessoas envolvidas e ouvi-las. É de suma importância que antes de qualquer decisão se investigue os fatos ocorridos e o histórico das pessoas envolvidas", aponta Negri.

Para o encarregado, um conflito é um sinalizador de que algo precisa ser mudado, melhorado, adequado ou mesmo negociado com os colegas de trabalho. "Uma crise torna os membros da empresa mais conscientes e aptos a lidar com problemas, promove mudanças e adaptação organizacional, fortalece relações e ainda aumenta o desenvolvimento pessoal e profissional", ressalta Negri, que trabalha na área de recursos humanos há 20 anos.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).