Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Posicionamento: qual é o seu?

Pois, inovar é alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo.

Na busca constante pela singularidade em tempos de competição acirrada pela atenção dos consumidores, as empresas buscam criar ainda mais valor para suas marcas. E posicionar-se corretamente é um dos pontos importantes para a estratégia do negócio, atraindo os olhares de forma inovadora. Pois, inovar é alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo. Uma inversão de valores, onde o objetivo é criar novas experiiencias.

Esse termo vem sendo muito comentado entre os micros, pequenos e médios empreendedores e com razão, pois a sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo exige muita diferenciação, informação, disciplina e uma excelente estratégia para manter a marca sempre bem posicionada. O posicionamento é o elo entre a estratégia e a execução. 

Mas o que é posicionamento? O que ele proporciona? Como posicionar? E por que é tão valioso nos dias de hoje.

Para melhor compreender negócio e marca, é necessário olhar ambos como uma coisa só. Se de um lado o negócio define o que vamos oferecer ao mercado, do outro,a marca confere credibilidade. .

Portanto, é mais importante conhecer quem "você é" do que para onde "você está indo", uma vez que o mercado muda constantemente. E, nessas mudanças aceleradas e intensas é preciso posicionar e reposicionar. Nesse momento, rever os conceitos é fundamental.

Essa etapa é necessária para manter a marca competitiva e suportar as intempéries do mercado. Neste caso, olhar para dentro do seu negócio e encontrar novos caminhos torna-se um fator determinante para alcançar ou manter-se na liderança. 

Para obter um posicionamento coerente e estratégico, é necessário definir três premissas básicas. Sua estratégia, diferenciais e experiências. Para isso, é preciso olhar a essência do negócio e questionar-se sobre sua verdadeira alma. É necessário entender que o sua empresa é um sistema vivo que precisa adaptar-se conforme as mudanças. Colocar em prática um planejamento coerente e não ficar só se espelhando no concorrente que faz melhor que você.

Conforme o posicionamento adotado, atributos ainda maiores precisam ser transmitidos para os consumidores, como a experiência de seu serviço ou produto. É neste momento que o empreendedor precisa equilibrar a lógica racional e matemática com a sensibilidade, de modo a agregar valor e influenciar as pessoas. 

Uma boa empresa é aquela que, além de produzir com excelência aquilo que se propôs, consegue transmitir uma experiência positiva de seu serviço e de sua marca. E tudo isso começa com um bom posicionamento.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).