Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Franquias, uma opção para novos negócios

Com diversos pontos positivos, o mercado de franchising merece uma atenção redobrada ao fechar contrato

Investir em marcas já consolidadas e conhecidas pelo público faz o setor de franquias crescer no Brasil a cada ano. O retorno financeiro e o sucesso, quase certos são outros pontos cruciais no momento de decidir entre abrir um negócio próprio ou entrar no mercado de franchising.

“A franquia é uma autorização para uso de nome e marca, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços”, afirma Luiz Felizardo Barroso, fundador da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 Segundo a advogada Fernanda Carrilho, associada da Pedro Miguel Advogados Associados, com o mercado ainda amadurecendo, muitos escritórios de advocacia são procurados para consultoria judicial.

 Com a lei 8.955/94 regulamentada para o ramo de franquias no Brasil e com um contrato de natureza complexa, está em suas obrigatoriedades ter todos os dados do franqueado e os últimos desligamentos. Deve ser entregue também informações relevantes sobre o modelo de negócio a estruturação da rede de franquias, condições técnicas e financeiras do franqueador.

 Uma vez que pode englobar obrigações de fazer e de não fazer, esta parte de suma importância é indispensável a procura de um advogado para orientações na parte jurídica do negócio.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).