Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Décimo terceiro não segura inadimplência e número de cheques devolvidos sobe

Mesmo com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, a inadimplência com cheques não recuou entre outubro e novembro.

Mesmo com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, a inadimplência com cheques não recuou entre outubro e novembro. Ao contrário, no período houve aumento de 6,25% do número de cheques devolvidos.

Frente ao mesmo mês do ano anterior, porém, a taxa apresentou recuo, de 5,55%. Dessa forma, 2,04% do total de cheques compensados foram devolvidos em novembro, segundo Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta quarta-feira (23).

No mês passado, foram devolvidos 2,058 milhões de cheques. No que diz respeito ao número de compensados, este foi de 100,979 milhões.

Regularizando pendências

De acordo com os técnicos da Serasa, o aumento mensal do índice mostra que os consumidores estão priorizando o pagamento de dívidas do cartão de crédito.

Com relação a queda anual, frente a novembro de 2008, os analistas destacam que, naquele mês, a crise fez do cheque pré-datado uma alternativa para as vendas financiadas no varejo. Porém, o uso inadequado do meio de pagamento na época elevou o número de cheques devolvidos.

O melhor cenário deste semestre também contribuiu para que o índice fosse menor, na análise anual.

Acumulado

Passados os onze meses primeiros meses do ano, o índice de inadimplência aumentou 9,59%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a novembro, do total de cheques compensados, 2,17% foram devolvidos.

O aumento, apontam os analistas, reflete as altas verificadas no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram devolvidos 24,537 milhões de cheques e 1,128 trilhão foram compensados.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).