Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Quando a emoção atrapalha

Muitos profissionais são competentes e experientes, mas podem não enxergar a solução de um problema por estarem emocionalmente ligado a ele. Como resolver essa questão?

 Um dia desses, um amigo CEO de uma grande empresa me chamou para um café. Depois de falarmos da vida, da economia e das perspectivas do Brasil neste ano de Copa do Mundo e de eleições, ele foi direto ao ponto:

- Sergio, estourou um problema com um grande cliente. Recebi um convite para uma reunião, achei que era só uma visita para tomar cafezinho e ele me foi dizendo que iria reduzir o pedido, ao invés de aumentar, que era a minha expectativa. E para completar foi desfilando um rosário de reclamações sobre nosso atendimento. Saí de lá atordoado, pois estava contando muito com esse aumento de faturamento para fechar o número do trimestre. Agora estou nessa enrascada.

E não parou de falar, acrescentando detalhes e sentimentos sobre esse acontecimento, que faz parte da vida corporativa. Afinal, quem ainda não passou por uma situação parecida? 

Ouvi tudo atentamente, fiz algumas perguntas e dei minhas sugestões do que ele poderia fazer para resolver o problema do cliente e atingir a meta de faturamento para fechar o número de seu trimestre. Com base nas minhas observações, o meu amigo rapidamente montou um plano de ação.

- Puxa, por que não pensei nisso, antes?, disse ele para mim, entre um suspiro de alívio e outro de agradecimento. 

A história do meu amigo vale uma reflexão. O que o afastou de uma solução não foi sua competência, sua experiência ou seu conhecimento do negócio. Ele estava tão emocionalmente conectado ao problema que tinha dificuldade em enxergar caminhos e em olhar o tema de maneira mais ampla e criativa.

Ampliar a consciência de nossas emoções pode ser o começo da solução. Compartilhar seu problema com alguém de confiança, principalmente com quem não esteja emocionalmente ligado a ele, também ajuda. Demorei muito para aprender a importância de compartilhar. Achava-me autossuficiente e com condições de superar todos os obstáculos sem precisar incomodar outra pessoa. Perdi oportunidades de obter soluções mais completas e criativas.

Lógico que não temos que sair correndo e abrir nossas questões relevantes para qualquer um. Muito menos desabafar no Facebook. Precisamos ao longo do tempo construir uma rede de relacionamentos que alie experiência, confiança e disponibilidade. Isso não é fácil e requer tempo e investimento. 

O melhor caminho é, muito provavelmente, estar também à disposição dessas pessoas. Às vezes, você é o mentor. Em outras ocasiões, você faz o mentoring. O interessante é quando as posições vão se invertendo. Não tenha dúvida: os benefício são mútuos. 

Uma opção interessante, que pode ser considerada complementar e não excludente, é trabalhar com um bom coacher. Existem ótimos profissionais e eles podem ajudar. Palavra de quem já usou e aprovou.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).