Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Força feminina no empreendedorismo

Estimular a atividade empresarial feminina no Estado de São Paulo e discutir seu papel na economia com exemplos de empreendedoras que alcançaram o sucesso em suas áreas de atuação

 Estimular a atividade empresarial feminina no Estado de São Paulo e discutir seu papel na economia com exemplos de empreendedoras que alcançaram o sucesso em suas áreas de atuação. Este é o objetivo do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária. Criado e organizado pelo Conselho da Mulher da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o evento será realizado no dia 29 de agosto na capital paulista e tem a participação da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O congresso terá, em sua abertura, um discurso do presidente da ACSP e da Facesp, Rogério Amato. A primeira palestra será da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, seguida de depoimentos de líderes femininas do setor produtivo como Sonia Hess, presidente da Dudalina, Chieko Aoki, fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, e de Maria Cristina da Motta Franco, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre outras.

Marília de Castro, coordenadora institucional da ACSP, que está à frente da organização do evento, diz que, em um levantamento recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em cada dez empresas brasileiras três são lideradas por mulheres. Em um estudo divulgado no final de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que a participação das mulheres no grupo de pessoas ocupadas nas 5,2 milhões de empresas e outras organizações formais no Brasil apresentou crescimento de 3,2% entre 2011 e 2012. Esse resultado indica que o aumento da participação dos homens no mesmo período foi de 1,7%.

Além disso, Fádua Sleiman, coordenadora geral do Conselho na Facesp, ressaltou que há estudos do World Panel que apontam que as associações e entidades de classe que têm a participação de mulheres conseguem conquistar um total de sócios 10% superior ao de outras instituições onde a atuação feminina não é tão marcante.

Em razão desses números, o encontro será uma oportunidade para divulgar o nível de evolução das empresárias que atuam no País. Segundo Marília de Castro, a organização do congresso teve a preocupação de convidar empreendedoras de diversos segmentos para alcançar este objetivo. Além de representantes empresariais, haverá a participação de mulheres que atuam na política, como a senadora Kátia Abreu, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Ivette Ferreira, presidente do Conselho estadual da Condição Feminina, Rosmary Correa, a economista Marisia Donatelli e a atriz e produtora teatral Nicette Bruno. "O grupo que organiza este evento tem se reunido desde novembro de 2013 e está em busca do apoio de outras entidades. Ele faz parte do Conselho da Mulher da ACSP, fundado em 1997", disse Marília.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).