Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Empreender é fazer a coisa certa

Sabemos que todo empreendedor é alguém que tem sonhos e se aplica para realizá-los.

Iniciamos mais um ano e como tradição cultural todos nós fazemos planos e novas promessas para que 2013 seja melhor que o ano anterior. É importante também iniciarmos este novo tempo agradecendo as pessoas que contribuíram para as melhorias de nossas vidas em 2012.

Aproveito este espaço para parabenizar e agradecer aos empreendedores que acreditaram e investiram em seus negócios, pois além de suas conquistas pessoais no ano que findou, contribuíram para a ampliação e valorização da cultura empreendedora em nossa sociedade.

Sabemos que todo empreendedor é alguém que tem sonhos e se aplica para realizá-los. Além disso, é importante que o empreendimento fruto de sua ação seja capaz de gerar valor para a sociedade, é desta forma que toda ação empreendedora pode se transformar em um compromisso social. 

Este compromisso pode ser traduzido em melhoria de vida das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as realizações do empreendedor. 

Uma das maneiras de atender esta expectativa é agir de forma que sua empresa tenha uma utilidade social, sirva ao bem estar de sua comunidade. São pessoas que identificam oportunidades e criam negócios que trazem benefícios para sua cidade e promovem a satisfação de desejos e necessidades de seus clientes, colaboradores e concidadãos. 

Este tipo de atitude empreendedora traz consigo o princípio da busca pela felicidade e fazer o certo neste caso é poder proporcionar este estado de bem estar a maior número de pessoas além de si mesmo.

Outra maneira de fazer a coisa certa é considerar que para ser empreendedor uma pessoa precisa ser capaz de desenvolver seus talentos, escolher seus próprios objetivos e os caminhos para realizá-los. 

A autonomia e liberdade são princípios fundamentais para que a atitude empreendedora seja aplicada de forma que promova mudanças, inovações e consequentemente gere riquezas para a sociedade em que o empreendedor está inserido. 

Neste caso a coisa certa está em respeitar o outro, garantir condições para que as pessoas possam sonhar, e ser autor de seus projetos, pois o que é bom para um pode não ser para os demais. Cada um deve escolher o que é uma vida boa para si e ter a liberdade e responsabilidade para construí-la de seu jeito pessoal.

Provavelmente existem outras maneiras de fazer o coisa certa. Seja qual for seu conjunto de valores e virtudes é sempre bom pensar na possibilidade de que somos agentes sociais que fazemos parte de uma grande história. 

Ao escrevermos nosso capítulo decidimos que papel queremos desempenhar, qual nosso propósito e roteiro que seguiremos. Mesmo não dominando o futuro, podemos escolher como seremos lembrados e que contribuição efetiva nos deixará orgulhosos de nossos atos na historia da humanidade.

Ser bem sucedido depende muito de nosso empenho pessoal, mas também de um pouco de sorte. Sendo assim desejo que descubra seu talento para empreender e criar um negócio inovador e que tenha sorte de estar numa comunidade que valorize e apoie suas ideias e propostas de mudanças. Desejo que 2013 seja repleto de oportunidades que você esteja no lugar certo e momento certo para agarrá-las e empreender com sucesso.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).