Você está em:
Postado há . Atualizado há

FGTS Digital: 5 vantagens para contadores e empresas

Com entrada em vigor no mês de março, a plataforma promete facilitar demandas dos profissionais de contabilidade

Fonte: A Autora

Os 37,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada no Brasil, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), passaram a ter acesso a uma nova ferramenta neste mês de março: o FGTS Digital. Além de impactar a vida dos profissionais com maior transparência e acessibilidade em relação às informações do Fundo de Garantia, a plataforma foi desenvolvida com o intuito de facilitar a rotina e demandas dos responsáveis pela contabilidade.

“É uma evolução que agilizará a vida do contador, que poderá ter acesso a diversos recursos em um único ambiente e de forma 100% online. Com ele, passa a ser possível unificar na mesma guia de FGTS o pagamento mensal, contemplando várias competências, bem como incluir o valor de multa rescisória”, conta Elaine Magalhães Almeida, especialista trabalhista que atua na Contmatic, empresa de soluções para gestão contábil e empresarial.

Há uma série de vantagens a serem exploradas pelos empregadores e contadores nos próximos dias enquanto se adaptam ao novo formato. A especialista separou 5 benefícios que essa transição proporcionará. Confira:

Facilidade de acesso e autonomia

  • O acesso ao FGTS Digital pelo empregador e contador oferece autonomia na gestão das obrigações relacionadas ao Fundo. Por ele, podem ser realizadas as emissões de guias, contratação de parcelamentos, solicitação de compensação e restituição de valores, tudo em um ambiente seguro, simples e ágil. A ferramenta coloca nas mãos dos responsáveis pela contabilidade o controle total sobre as operações do Fundo de Garantia.

Transparência e relatórios detalhados para gestão empresarial

  • A plataforma digital garante total transparência na relação entre o empregador e o benefício trabalhista. Tanto os contadores, quanto as empresas, têm acesso a relatórios detalhados sobre recolhimentos efetuados, extratos consolidados pelos colaboradores e consultas para identificar pendências que impactam o Certificado de Regularidade Fiscal (CRF). Essa visibilidade facilita a gestão financeira e o cumprimento de obrigações fiscais.

Unificação na identificação do trabalhador por CPF

  • A identificação exclusiva do trabalhador por CPF no FGTS Digital simplifica processos e elimina a necessidade de utilizar o PIS. Além disso, a unificação das contas vinculadas dos colaboradores com os respectivos CPFs pela CAIXA traz clareza e eficiência, facilitando o gerenciamento das informações dos profissionais.

Simplificação do recolhimento e pagamento por PIX

  • A introdução do PIX como método exclusivo de recolhimento traz uma vantagem significativa. Este formato elimina o risco de pagamentos de guias vencidas, duplicadas ou com inconsistências, oferece também segurança e agilidade ao processo. Fora isso, a mudança na data de vencimento para o dia 20 de cada mês alinha-se ao prazo de envio do eSocial, favorecendo o gerenciamento financeiro.

Potencial para redução de custos operacionais

  • Não haverá mais necessidade do empregador se dirigir à Caixa Econômica Federal. A digitalização permite a automação de processos e a simplificação das operações, o que tem o potencial de reduzir significativamente os custos. Com menos tempo dedicado a processos manuais e mais eficiência na gestão financeira, é possível otimizar recursos e liberar espaço para execução de outras demandas.

“O FGTS Digital não é apenas uma mudança tecnológica, mas sim de paradigma, que oferece vantagens estratégicas. Ao se adaptar a essas inovações, as organizações abraçam a eficiência, transparência e conformidade nas operações relacionadas ao FGTS”, finaliza Elaine.

Sobre a Contmatic

A Contmatic é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para gestão empresarial e contábil, com uma história de mais de três décadas no mercado. Fundada em 1987, tem como missão simplificar a vida de empresários e contadores, proporcionando ferramentas avançadas que otimizam processos e impulsionam o crescimento dos negócios. Especializada no desenvolvimento de softwares administrativos, contábeis e de gestão (ERP), a Contmatic fornece soluções inovadoras, além de capacitar diversos profissionais nas áreas contábil, fiscal e trabalhista por meio de seus serviços gratuitos. Seu portfólio de soluções abrange as diferentes necessidades de companhias de diversos tamanhos e setores.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).