Você está em:
Postado há . Atualizado há

Empresas contábeis diversificam serviços oferecidos para PMEs

A transformação digital permite que contadores criem novos produtos que ajudam empreendedores nos desafios do dia a dia

Há uma revolução em curso na relação entre empreendedores e seus contadores. Com o crescimento da digitalização, as PMEs já podem ter o apoio dos seus contadores de novas maneiras que vão além da contabilidade tradicional, geralmente centralizada no cumprimento das obrigações fiscais. No entanto, isso ainda não é uma realidade no mercado brasileiro. Segundo dados do Sebrae, 70% dos pequenos e médios negócios brasileiros contratam apenas serviços básicos de seus contadores. Mas existe uma grande oportunidade: 61% dessas empresas estão dispostas a pagar mais por serviços de consultoria.

Davi Viana, head de vendas da Intuit QuickBooks, multinacional americana que desenvolve o sistema de gestão financeira QuickBooks Online, explica que, “por muito tempo, os contadores eram vistos exclusivamente como responsáveis pela entrega de obrigações acessórias impostas pelos órgãos governamentais. Mas a concorrência fez com que esses profissionais buscassem novos serviços para oferecer aos seus clientes e, consequentemente, agregar-lhes mais valor”.

Veja um exemplo dessas oportunidades e do abismo entre a oferta e a demanda: ainda de acordo com o Sebrae, 67% das PMEs gostariam de apoio para desenvolver um plano de negócios, mas apenas 22% dos contadores já oferecem esse tipo de serviço. A tendência é que o cenário mude. Muitas empresas contábeis já enxergaram os benefícios dessa transformação digital e têm se transformado em verdadeiros “centros de serviços” para as PMEs. Atualmente, entre os novos produtos estão atividades que vão desde a terceirização das rotinas financeiras das PMEs até o apoio em iniciativas de marketing, vendas, assessoria jurídica e recuperação de tributos.

“A oportunidade é mútua. Con­­tadores ganham com a possibilidade de vender novos produtos e aumentar suas receitas. Empreendedores, por sua vez, se sentem mais confortáveis em contar com o apoio de um especialista que conhece profundamente seu negócio”, explica Viana. “A Intuit é uma protagonista global no movimento que tem acelerado a transformação digital das empresas – aqui no Brasil estamos prontos a apoiar empreendedores e contadores para que cresçam cada vez mais e aumentem a prosperidade de suas empresas”, finaliza.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).