Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Registro de ativos precisa ser atualizado

Por exemplo, a empresa que possui uma floresta para corte de árvores, gado leiteiro, cultivo de uva, cana-de-açúcar, entre outros, registra o ativo pelo valor justo na data do balanço.

Uma das mudanças é que o balanço vai apresentar o valor justo dos ativos e não o preço de quando foram adquiridos. Assim, as empresas têm incremento em seus ativos. 

Outra alteração é em relação aos ativos biológicos. Por exemplo, a empresa que possui uma floresta para corte de árvores, gado leiteiro, cultivo de uva, cana-de-açúcar, entre outros, registra o ativo pelo valor justo na data do balanço. 

As empresas que oferecem plano de pensão para os funcionários também precisam contabilizar no balanço. Antes, isso não fazia parte deste documento que era apresentado pelas companhias. 

A Ibema, empresa que produz papel cartão para embalagens e com sede em Curitiba, fez os últimos ajustes para se adaptar às novas regras contábeis em 2010. O gerente de planejamento tributário e contabilidade da companhia e membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), Paulo Francisco Silva, disse que a Ibema começou a fazer as adaptações em 2008. ''A contabilidade mudou muito com as novas regras'', disse. 

Segundo ele, as alterações trouxeram resultados positivos. ''Hoje, a empresa é totalmente transparente'', afirmou. Silva disse que também ficou mais fácil para quem não é contador entender os balanços. ''Dá credibilidade para a empresa e abre portas'', destacou. A Ibema está há 55 anos no mercado, emprega 640 funcionários e hoje tem um faturamento bruto anual de R$ 240 milhões. (A.B.)


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).