Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

AM - Conhecimento de transporte eletrônico é lançado oficialmente no país

A solenidade oficial de lançamento nacional do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ocorreu no dia 28 de abril, em São Paulo.

A solenidade oficial de lançamento nacional do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ocorreu no dia 28 de abril, em São Paulo.

            

O evento contou com a presença dos Secretários da Fazenda de São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão, do Coordenador do ENCAT, Eudaldo Almeida (Sefaz-BA), de representantes de todas as Secretarias de Fazenda, Suframa, Receita Federal e das empresas participantes do Projeto-Piloto.

            

A Sefaz/AM foi representada pelos Auditores Fiscais Luiz Gonzaga Campos de Souza, Chefe do Centro de Estudos Econômico-Tributários (CEET) e Sérgio Figueiredo Jr., líder do Projeto CT-e no Amazonas.

            

O CT-e é um documento fiscal eletrônico, de existência apenas digital que substituirá os atuais Conhecimentos de Transporte convencionais em todos os modais de transporte: rodoviário, aéreo, fluvial, ferroviário e dutoviário, além do Conhecimento Multimodal.

            

Os primeiros CT-e foram emitidos no dia 02 de março no Rio Grande do Sul. São Paulo iniciou a emissão no dia 3 de abril. Já foram expedidos mais de 40 mil CT-e nestes dois Estados. Nos próximos meses outras Unidades da Federação, incluindo o Amazonas iniciarão suas operações com o documento fiscal eletrônico.

            

A disseminação do CT-e será agilizada pelo início das operações da chamada SEFAZ Virtual, um serviço de alta performance que será disponibilizado ainda em maio, pela Sefaz do Rio Grande do Sul, o que permitirá uniformização das informações e a emissão de CT-e no país inteiro.

            

A meta da Sefaz/AM é iniciar a emissão de CT-e no Estado no início do segundo semestre deste ano e já conta com adesão de três empresas para a realização dos testes no projeto piloto nacional: Bertolini, Costeira e E. D. Lopes.

            

A etapa de credenciamento dos transportadores no Amazonas ainda não tem data definida, mas será amplamente divulgada pela Sefaz quando estiver no cronograma de ações da secretaria.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).