Você está em:
Postado há . Atualizado há

PR - Grupo de Estudos em Arapongas discute alterações no Simples Nacional para 2018

Profissionais contábeis de Arapongas e região participaram nesta terça-feira, dia 17, de mais uma reunião do Grupo de Estudos do SESCAP-PR

Profissionais contábeis de Arapongas e região participaram nesta terça-feira, dia 17, de mais uma reunião do Grupo de Estudos do SESCAP-PR. No encontro, realizado no auditório do escritório regional da entidade, foi discutido o tema "Simples Nacional, alterações para 2018”.

Segundo o coordenador do Grupo de Estudos, Fernando Alves Martins, o regime simplificado vai sofrer alterações significativas e os profissionais da área contábil precisam estar preparados. “A forma de tributação ficou mais complexa e isso exige qualificação. E como falta pouco tempo para as mudanças mais significativas entrarem em vigor, optamos por colocar o tema em discussão pelo grupo”, explicou.

Para auxiliar os profissionais no debate, foi convidado o contador e diretor do escritório Prime Contabilidade e Assessoria Empresarial, Marcio Coelho. Em sua apresentação Coelho falou sobre as principais mudanças trazidas pela Lei Complementar 155/2016. “Nós discutimos os novos limites de faturamento, as novas tabelas progressivas, alíquota efetiva e também falamos sobre o investidor anjo”, disse.

Para facilitar a compreensão dos conteúdos, Coelho apresentou alguns exemplos comparativos de como são realizados os cálculos dos tributos atualmente e como deverão ser feitos a partir do próximo ano. “Para 2018 não teremos mais vinte faixas de faturamento, mas apenas seis. E os percentuais das alíquotas precisam ser encontrados através de uma tabela progressiva. Isso tornou o cálculo do tributo mais complexo”, afirmou.

Segundo Coelho, as mudanças que entrarão em vigor no próximo ano vão exigir que as empresas façam um planejamento tributário. “Uma empresa que hoje está no Simples Nacional, pode ser que com essas alterações, passe a ser mais interessante optar pelo regime presumido, por exemplo”, apontou.

Fontes:

  • https://sescap-pr.org.br/noticias/post/grupo-de-estudos-em-arapongas-discute-alteracoes-no-simples-nacional-para-2018
  • https://sescap-pr.org.br/galerias/galeria/arapongas-grupo-de-estudos-17-10-17
  • http://radiofecopar.com.br/s1/2017/10/grupo-de-estudos-em-arapongas-discute-alteracoes-no-simples-nacional-para-2018/