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MEIs: Natal e Ano Novo são chances para aumentar suas vendas. Confira dicas

Sebrae dá dicas para atrair clientes e elevar lucros dos pequenos negócios

Fim de ano é uma boa oportunidade para quem empreende. Natal é data para presentear parentes e amigos, além de oferecer produtos para a celebração, como alimentos e bebidas. Já o réveillon gera oportunidades para eventos e preparação de looks especiais. Para auxiliar os pequenos negócios nas datas festivas, o EXTRA ouviu o Sebrae e listou abaixo algumas dicas para potencializar os lucros dos microempreendedores individuais (MEIs).

De acordo com Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio, os consumidores estão mais dispostos a gastar no fim de ano e procuram promoções. Mas os empreendedores devem calcular bem as ofertas, já que elas podem reduzir os lucros.

— Embora promoções gerem um grande fluxo de clientes, elas podem reduzir as margens de lucro se não forem pensadas estrategicamente — afirma Margareth.

Para as datas comemorativas, o dono de pequeno negócio precisa antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes. Além disso, especialistas sugerem "tematizar" ambientes de acordo com as datas, criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios. Essas orientações podem ser usadas ao longo do ano, independentemente das festividades.

— Os consumidores estão mais seletivos e avaliando o custo-benefício de suas escolhas. As promoções de Natal e Ano Novo são muito esperadas, e quem for mais criativo levará a melhor. Eles estão dispostos a expandir o período das compras e desejam promoções prolongadas. As compras passam pelo período das festas e se consolidam no momento pós-evento — avalia Margareth.

Para quem quer continuar inovando em 2024, o Sebrae Rio aponta as sete maiores tendências para o empreendedorismo: práticas de ESG; digitalização dos negócios; inteligência artificial; novos modelos de negócios; personalização de produtos e serviços; empreendedorismo social; economia compartilhada; foco em saúde e bem-estar.

Veja as dicas:

  1. Chamariz: Mantenha a vitrine do estabelecimento atrativa e com novidades do momento.
  2. Incentive o cliente a comprar: Crie promoções. Por exemplo, invista em algo como "leve 3, pague 2".
  3. Sugestões de presentes: Para os indecisos, recomende presente personalizados e baseados nas suas necessidades.
  4. Divulgue sua marca: Aposte no marketing criativo. Seja capaz de atrair o consumidor.
  5. Aproveite oportunidades de vendas com clientes atrasados: Por falta de tempo ou de programação, muitos consumidores acabam deixando para comprar os presentes nos últimos dias ou na última hora. É importante ter um estoque de mercadorias para garantir a venda.
  6. Tenha um ótimo atendimento e soluções rápidas: Uma das dicas para encantar o cliente é de oferecer soluções rápidas e prontas, já que muita gente sempre tem dúvida do que comprar para presentear.
  7. Ofereça vantagens e facilidades ao cliente: Ofereça frete grátis, cartão-fidelidade, descontos e facilidades nas formas de pagamento, que são iniciativas atrativas para estimular o consumo nesta época do ano.
  8. Garanta uma ótima experiência de compra: Treinamento ajuda a atender o cliente de forma eficiente e respeitosa.
  9. Diversifique: Vale-presente também pode ser uma boa opção para aumentar as vendas no fim de ano.
  10. Vendas para o Ano Novo: Muitas pessoas estão de férias, e é possível atraí-las com promoções. Há possibilidade de tentar vendas agregadas durante as trocas de presentes.


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