Você está em:
Postado há . Atualizado há

Para decolar nos negócios

Empreendedores não precisam só de dinheiro, mas de uma forma de fazer o projeto acontecer

"Uma pesquisa feita pela Endeavor/Ibope em 2013 apontou que 76% dos brasileiros gostariam de empreender e que a maioria faz isso por necessidade, e não por oportunidade. Falta ao empreendedor brasileiro conhecimento de mercado e gestão, e são poucos os que conseguem executar o que planejaram.

Por isso, gosto da frase do físico teórico Albert Einstein, que disse: "Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário". Foi com esse pensamento que comecei no mundo dos negócios.

Aliás, se você decide andar com as próprias pernas, precisa estar determinado a trabalhar, e muito, e a seguir à risca um planejamento. Minha primeira empresa se destacou por oferecer o primeiro sistema ERP via web do mercado brasileiro, em 1999. Poderia me dar por satisfeito, mas não paramos por aí.

Dentro do espírito registrado pela pesquisa Endeavor/Ibope do ano passado, da procura por oportunidades, em 2012 decidimos pela venda da nossa empresa e no mesmo ano partimos para um novo empreendimento, a HFPX Holding, em Joinville. O desafio ficou maior. Como investidora participativa, assumimos a responsabilidade de dividir o sonho de outras pessoas.

A lógica na frase de Einstein também se aplica a investimentos. Muito está no feeling, mas a experiência é o que direciona as principais decisões. Além de entrar com recurso financeiro, é preciso compartilhar experiência administrativa, desenvolvimento, soluções inteligentes, testar e alinhar metas. Ou seja, crescer junto.

Percebo que a maioria dos empreendedores não precisa só de dinheiro, mas de uma forma de fazer o projeto acontecer. Li uma vez a frase: "Ego não combina com internet, colaboração combina com internet".

Dela, tirei a seguinte lição: ideias precisam ser transformadas em produtos e serviços que resolvam algum problema, caso contrário, não têm valor nenhum."


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).