Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Aprimoramento da carreira deve ser busca constante

Saber como gerir um negócio e lidar com pessoas também se tornaram competências desejadas pelo mercado de trabalho

Rafael Dourado, de 27 anos, se formou em Letras e hoje atua como gerente financeiro. Após se formar, sentiu-se insatisfeito com o mercado de trabalho e resolveu fazer um MBA em Gestão de Negócios. "Sempre me identifiquei com a postura de trabalhar em equipe." O MBA foi o suficiente para atuar como gerente, ele diz, mas a busca pelo conhecimento na nova área é contínua. "Busco alvos maiores. Sempre procuro complementar com cursos." Ontem, Dourado fazia um minicurso sobre Trabalho em Equipe oferecido pela Faculdade Pitágoras de Londrina, durante o Feirão de Carreiras. 

No evento, que teve o objetivo de incentivar o aprimoramento profissional, foram oferecidos minicursos em diversas áreas do conhecimento, e disponibilizados os coordenadores dos cursos para tirar dúvidas sobre o melhor caminho a tomar na carreira. 

Os cursos voltados à área de negócios têm sido muito procurados, diz a consultora de pós-graduação da Faculdade Pitágoras, Marisa Grosse Bressan. Segundo ela, nestes cursos, é comum encontrar profissionais da área de Engenharia, por exemplo, buscando competências para gerir o seu próprio negócio. "São cursos onde o campo é maior." 

De acordo com Marisa, para quem busca a satisfação profissional, a pós-graduação também pode ser uma oportunidade de mudar a área de atuação. Ela conta que aqueles que desejam trocar de área e os que querem melhorar o salário costumam ser os perfis mais comuns de profissionais em busca de um curso de pós. Um exemplo é um profissional da área de finanças que quer passar a atuar na área de Recursos Humanos. A mudança só não é possível quando o profissional busca pós-graduação em um curso que exige a formação na área. 

Comportamental 

Da área de Química, a estudante Thaís Nakahara, 20, resolveu fazer ontem um minicurso de Oratória, realizado durante o Feirão de Carreiras da Faculdade Pitágoras de Londrina. "Tenho muita timidez para falar em público e achei que o curso iria me ajudar a perder um pouco a vergonha." De acordo com a professora da Faculdade Pitágoras e consultora em empresas de Londrina, Marilúcia Ricieri, só o conhecimento técnico não é mais suficiente para ter sucesso hoje no mercado de trabalho. 

"Existe o conhecimento técnico e o comportamental. As empresas hoje procuram conciliar o conhecimento técnico – que a pessoa pode adquirir em graduações, cursos e leitura – e o comportamental, para um bom relacionamento com as pessoas." Estes último pode ser adquirido também em cursos de liderança, desenvolvimento de equipes, relacionamento interpessoal, entre outros. 

Capacitação 

Analista de Recursos Humanos da Atlas Schindler em Londrina, Marina Maranho informa que a empresa busca, desde dezembro, profissionais de Engenharia de Produção. Além da formação na área, o profissional precisa ter experiência na área de Logística. Outra vaga em aberto é para a função de operador de dobradeira - com conhecimento ou experiência em interpretação de desenhos. Na opinião dela, o profissional que se forma também deve continuar a capacitação, buscando cursos, não só de pós-graduação, mas também em áreas específicas que muitas vezes são oferecidos de forma gratuita.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).