Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Produção e venda de carros diminuem no mês de março

Produção de automóveis despencou mais de 17% em março

O primeiro trimestre de 2014 foi de vendas fracas para a indústria automobilística, que reagiu com cortes na produção. Carros estão encalhados. O estoque de veículos não era tão grande desde novembro de 2008.

“Os estoques estão altos, nos trazem preocupação, atingimos no final do mês de março cerca de 48 dias de estoque médio no setor”, justifica Luiz Moan, presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores). O setor diz que foi afetado pela queda nas exportações e pela restrição ao crédito.

Para se adequarem às mudanças no mercado, montadoras estão desacelerando. A Peugeot-Citroen cortou a produção no país em quase 30%. A Mercedes-Benz vai abrir um programa de demissão voluntária e deu férias coletivas de 20 dias na planta de Juiz de Fora (MG).

A empresa está sofrendo com as vendas de caminhões no país, as que mais caíram em março: quase 25%. Já as revendas de carros querem atrair mais clientes.

Para tentar reduzir os estoques e aumentar as vendas as concessionárias estão fazendo uma série de promoções. Uma delas, em São Paulo, está oferecendo descontos de até 10% e IPVA grátis para alguns modelos.

O gerente diz que já começou a receber modelos 2015, mas ainda tem à venda carros de 2013. Por isso, tem pressa em acabar com o estoque. “Carro na concessionária é prejuízo. Carro tem que estar na rua, não na concessionária”, explica Paulo Henrique da Cunha, supervisor de vendas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).