Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

O papel administrador do gestor de processos

É o papel administrador que mantem a ordem dentro da empresa.

O papel administrador é a identidade que o gestor de processos assume no momento em que ele controla o processo para que esse funcione conforme planejado. A intenção principal do papel Administrador é cuidar para que o planejamento seja implementado sem qualquer desvio. É o papel administrador que mantem a ordem dentro da empresa.

Mas se há planejamento qual a necessidade do papel administrador dentro das atribuições do gestor de processos?

Esse papel é muito importante porque que problemas acontecem mesmo quando o planejamento é muito bem feito. Esses problemas precisam ser detectados e corrigidos rapidamente para que o processo retome o seu curso normal e volte a produzir resultados previsíveis e consistentes.

O papel Administrador exige que o gestor de processos esteja sempre atento aos detalhes e para isso, precisa ser muito organizado e vigilante. O papel Administrador não aceita como qualidade o uso da memória como substituto de um sistema de informação e controle formal baseado em dados e fatos.

Mas quando a formação do gestor de processos o leva a se identifica demasiadamente com o papel administrador ele passa a atuar de forma burocrática tomando decisões à não permitir qualquer tipo de desvio dentro do seu processo.

Agindo assim o gestor passa a desestimular a criatividade e a iniciativa da sua equipe não aceitando correr riscos nem a possibilidade de erros. Seu processo faz um bom feijão com arroz, mas não gera melhorias ou inovações.

A consequência é um processo que vai se tornando obsoleto rapidamente. Infelizmente esse estilo de gestão, ainda encontra muito adeptos e admiradores, mas é na verdade uma bomba relógio que explodirá a qualquer momento causando enormes prejuízos as empresas que o adota.

Como de costume os treinamentos são as fontes para a mudança do estilo de gestão do gestor de processos. Estimulá-lo a ter um modelo mental mais arrojado e confiante, encorajando-o a usar a diversidade de pensamentos e comportamentos da sua equipe, são fatores importantes dentro do desenvolvimento e ajustamento deste gestor.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).