Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Conheça as características das pessoas com pensamento crítico

Quer saber se você possui a capacidade de pensar criticamente?

O pensamento crítico é importante para qualquer pessoa: profissionais, professores, estudantes, etc. Isso porque pessoas que pensam criticamente conseguem analisar situações de forma mais distante, trabalhar com diferentes fatos e, consequentemente,tomar decisões melhores, e essa capacidade é importante para qualquer um.

O primeiro hábito das pessoas que possuem pensamento crítico é obter informações de diferentes fontes. Elas não se contentam em escutar uma só versão e, por isso, são curiosas e procuram a mesma informação em vários lugares.

 

Por isso mesmo, pensadores críticos também não sentem dificuldades para conversar com pessoas que possuem pensamentos divergentes, e nem mudar de opinião quando se sentem convencidos do contrário. Se você abrir a sua mente para conhecer outros pontos de vista e ponderar sobre eles, será possível começar a pensar criticamente.

 

A curiosidade dos pensadores críticos não está somente na hora de buscar por diferentes fontes. Eles também desejam saber como as coisas funcionam, os por quês e consequências de cada ação. Por isso, eles não se contentam em conhecer de forma superficial um assunto que lhes interesse – eles precisam se aprofundar cada vez mais naquelas informações.

 

Além disso, pensadores críticos não se sentem satisfeitos com soluções simples e rápidas. Mesmo que um grande problema pareça ser facilmente resolvido com uma resposta, eles irão querer buscar por outras soluções ainda mais inovadoras e criativas.

 

Por fim, as duas características negativas entre os pensadores críticos é que alguns pensam mais do que fazem e esperam muito de si mesmos. No primeiro caso, uma parte das pessoas que possuem pensamento crítico acaba pensando demais sobre um assunto e não tomando nenhuma atitude. Ao mesmo tempo, eles esperam demais de si mesmos e acabam desenvolvendo um perfeccionismo negativo.

 

Por isso, invista nas primeiras características positivas dos pensadores críticos e evite esses possíveis defeitos. Com isso, você poderá tomar melhores decisões na sua vida profissional e pessoal.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).