Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Demanda das empresas por crédito cai 1,8% em outubro, diz Serasa

A partir do início de 2013 a demanda deve voltar a crescer, prevê Serasa

A demanda das empresas por crédito recuou 1,8% em outubro, ante setembro, segunda baixa mensal consecutiva, de acordo com levantamento da Serasa Experian. A queda, contudo, foi bem menos intensa que a de 17% registrada em setembro, ante agosto.

Na comparação com outubro do ano passado, o número de empresas que buscou crédito foi 12,9% menor. No acumulado do ano, a baixa é de 4%.

De acordo com a Serasa Experian, a queda na demanda por recursos é sazonal. A busca por crédito para alavancar as vendas de final de ano costuma ocorrer ao longo do terceiro trimestre, avaliou, em nota, a empresa. A partir do início de 2013 a demanda deve voltar a crescer, previu.

As empresas do comércio apresentaram a maior queda na busca por crédito em outubro: -3,3% ante setembro. Já no setor industrial, o recuo foi de -2,7%. Apenas as empresas de serviços apresentaram evolução positiva, de 0,6%.

No acumulado de janeiro a outubro de 2012, a procura por crédito entre as empresas de serviços caiu 2,3%, melhor resultado que o da indústria (-4,1%) e do comércio (-5,4%).

Sob o ponto de vista de porte das empresas, a demanda recuou mais entre as micro e pequenas empresas (-1,8% ante setembro), seguida pelas médias (-1,6%) e grandes (-0,2%). No acumulado do ano, os resultados são positivos entre as (+15,0%) e médias (+12,1%), mas negativo entre as micro e pequenas (-5,0%).


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).