Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Empresários de MPEs estão confiantes no crescimento da economia

O indicador é calculado considerando a atividade, o faturamento e o pessoal ocupado e aborda as perspectivas para os três meses seguintes

Fonte: InfoMoney

O indicador que mede a confiança das micro e pequenas empresas foi de 122 pontos em setembro, mostrando otimismo e confiança dos empresários na economia brasileira. O indicador é medido pelo Sebrae e agora passa a ser divulgado mensalmente.

“A curva acima de 100 mostra nitidamente o crescimento em relação aos últimos meses”, diz o presidente do Sebrae, Luiz Barreto. O Índice de Confiança da Micro e Pequenas (ICMPE) de setembro é o melhor dos últimos seis meses.

As respostas são medidas numa escala de zero a 200, onde 100 é o ponto de equilíbrio e acima de 100, o resultado é considerado positivo, com tendência de expansão das atividades.

Atual e Expectativa

O indicador é calculado a partir do Indicador de Situação Atual (ISA), que considera a atividade, o faturamento e o pessoal ocupado no mês atual comparado com o mês anterior e o Índice de Situação Esperada (ISE), que aborda as perspectivas para os três meses seguintes.

Em setembro o ISA mostrou estabilidade, ficando em 100, o melhor resultado desde a série iniciada em março. Por sua vez, o ISE de setembro foi de 143, também o maior da série. Nos dois casos, o setor de serviços apresentou a melhor evilução.

Metodologia

A metodologia foi criada pelo Sebrae com base nos indicadores de confiança da Universidade de Michigan e no Conference Board, dos Estados Unidos.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).