Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Procura de brasileiros pela certificação CFA cresce 14% em 2012

O número de brasileiros que participaram do primeiro nível do exame de certificação do CFA Institute,

O número de brasileiros que participaram do primeiro nível do exame de certificação do CFA Institute, associação mundial de profissionais de investimento, cresceu 14% este ano, em comparação com 2011.

De acordo com dados do próprio instituto, a primeira fase do exame de 2012, realizada no último fim de semana em todo o mundo, contou com a presença de 629 candidatos brasileiros. No total, participaram do exame cerca de 150 mil candidatos de 169 países - um número recorde.

Segundo o CFA Institute, a procura dos profissionais brasileiros de finanças por essa certificação profissional tem crescido ano a ano. Em 2011, o instituto registrou um aumento de 117% no total de inscrições de brasileiros em cinco anos.

Como obter?

O CFA não é uma certificação obrigatória entre os profissionais de finanças brasileiros, mas é reconhecida pelos altos padrões exigidos para sua obtenção.

Para obter o certificado, o interessado deverá ser aprovado em três exames, passando pelo níveis I, II e III, todos feitos em língua inglesa, exclusivamente. No Nível I, o candidato faz uma prova de múltipla escolha com 250 questões, para serem respondidas em seis horas, no máximo. No teste de Nível II são 120 questões, 60 para serem respondidas na parte da manhã e as demais, na parte da tarde. Nesta etapa, a complexidade do teste é maior.

Por fim, o teste de Nível III é mesclado, contendo questões de múltipla escolha e dissertativas, também com seis horas de duração. Além de ser aprovado nas três provas, o candidato precisa ter pelo menos quatro anos de experiência no mercado financeiro.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).