Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Vendas no varejo sobem 5,9% em 2009, aponta IBGE

O resultado de dezembro não quer dizer que haja uma nova tendência

A acomodação das vendas do varejo em dezembro não impediu que o volume negociado no comércio fechasse o ano com alta expressiva de 5,9% em 2009. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o recuo de 0,4% entre novembro e dezembro, na série com ajuste sazonal, não representa uma reversão na trajetória de alta. A queda foi a primeira para um mês de dezembro desde os -0,5%, em 2003. "Vínhamos com sete meses de alta. O resultado de dezembro não quer dizer que haja uma nova tendência", afirmou Reinaldo Pereira, da coordenação de serviços e comércio do IBGE.

 

Segundo o economista, se não fosse a turbulência internacional, o volume de vendas poderia ter subido na casa de dois dígitos no ano passado, depois de avançar 9,1% em 2008. Apesar da desaceleração entre 2008 e 2009, Pereira considerou positivo o resultado do ano passado. "O ano foi terrível para outros segmentos. Acredito que o resultado foi razoável", disse, lembrando que 2009 significou o sétimo ano seguido de avanço nas vendas do varejo. Para ele, contribuíram para a alta ao longo do ano a inflação baixa, o aumento da renda, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o crescimento do emprego.

O crescimento do volume de vendas no ano passado foi puxado pelo setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que subiu 8,3%, contribuindo com 67,8% da alta do comércio em 2009. No comércio varejista ampliado, que cresceu 6,9% no ano passado, o destaque ficou por conta de veículos e motos, partes e peças, com avanço de 11,1%, respondendo por 52,2% de todo o ganho do varejo ampliado.

"Isso mostra que a política de desoneração fiscal do governo, com a redução do IPI, foi um sucesso", destacou Pereira, lembrando que o volume de vendas de material de construção, também beneficiado pelo IPI menor, cresceu 16,8% na comparação de dezembro de 2009 com igual mês do ano anterior, embora no acumulado do ano tenha havido queda de 5,9%.

Pereira observou que o resultado anual mostra o aquecimento do setor no quarto trimestre. Entre outubro e dezembro, o volume de vendas no varejo subiu 8,8% na comparação com igual período de 2008, quando a crise internacional estava no auge.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).