Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Cuidado com as contas: bancos fecham na próxima segunda e terça

Os usuários devem prestar atenção porque, além do do feriado, as agências também permanecerão fechadas na segunda-feira (15)

Os brasileiros que tiverem contas a pagar ou transações bancárias para realizar nos próximos dias devem prestar atenção, já que as agências bancárias não funcionarão no feriado de Carnaval (16), retornando após o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas (17).

 

Os usuários devem prestar atenção porque, além do do feriado, as agências também permanecerão fechadas na segunda-feira (15). A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que os bancos afixem cartazes em todas as agências, informando o calendário de atendimento durante o feriado.

Cuidado com multas

De acordo com a Federação, quem tiver contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês vencendo nos dias 15 e 16 pode deixar para pagá-los no próximo dia útil, 17 de fevereiro, sem incidência de multa e/ou juros. 

Quem não puder ir ao banco à tarde pode pagar as contas no dia 18, quando o expediente volta ao normal, mas vai arcar com multas e juros por um dia de atraso.

É bom lembrar que os clientes têm ainda a opção de agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos autoatendimentos e correspondentes bancários, como Correios, lotéricas e alguns estabelecimentos comerciais. 

Os tributos, por sua vez, normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

Feriados nacionais

A Febraban, baseada no artigo 5º da Resolução 2932 de 28 de fevereiro de 2002 do Conselho Monetário Nacional, divulga anualmente as datas consideradas feriados nacionais e bancários, ou seja, dias que não são considerados úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, incluindo sábado e domingo. 

É bom lembrar essas datas para agendar o pagamento das contas sem que elas sejam acrescidas de juros e multas, já que, em alguns desses dias, o funcionamento dos bancos pode ser reduzido e, nos outros, não haverá expediente bancário:


DiaMêsDia da semanaData comemorativa
15fevereirosegundaCarnaval
16fevereiroterçaCarnaval
17fevereiroquartaCinzas
2abrilsextaPaixão
21abrilquartaTiradentes
maiosábadoDia do Trabalho
3junhoquintaCorpus Christi
7setembroterçaIndependência
12outubroterçaNossa Srª Aparecida
2novembroterçaFinados
15novembro        segundaProclamação da República
24dezembrosextaVéspera de Natal
25dezembrosábadoNatal
31dezembroquintaÚltimo dia útil do ano

Vale lembrar que, além das datas consideradas feriados nacionais para a Febraban, em relação às operações bancárias, cada município ainda tem suas datas locais, que variam de um lugar para outro e que também são considerados dias sem expediente bancário.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).