Você está em:
Postado há . Atualizado há

Visão e a Missão

O estabelecimento da Visão é considerado como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.

Fonte: O Autor

O estabelecimento da Visão é considerado como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.

A Visão está relacionada às aspirações futuras da organização, em termos dos objetivos que ela pretende atingir, que devem ser envolventes e ambiciosos para motivar as pessoas da organização.

Visão é pensar a organização em longo prazo e dizer o que ele será lá na frente.

A Missão da Empresa é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, são estabelecidas a razão de ser da organização e o seu posicionamento estratégico.

Ela deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer algum produto ou serviço.

Ela sintetiza sua linha de atuação e direcionamento. Precisa ser operacional, caso contrário, não passa de boas intenções.

Uma declaração de Missão deve focalizar aquilo que a empresa tenta realmente realizar, de forma que cada um na organização possa dizer: “esta é minha contribuição para a meta”.

A declaração de Missão define o propósito de uma organização e fornece orientação aos gerentes e funcionários.

Responde perguntas como as seguintes: “em que ramo estamos?” e “o que estamos tentando realizar?” Todas as organizações possuem forças e fraquezas.

Uma declaração de Missão clara pode ajudar a organização a concentrar forças em suas vantagens competitivas. Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração disse que a missão e a visão devem trazer melhorias para a organização.

Mais do que isso, Peter diz que “devemos nos concentrar em nossos pontos fortes e explorá-los cada vez mais”.

Isso faz sentido num mundo de muitas mudanças e de necessidades de pessoas e organizações competentes, eficazes e eficientes.

Robson Paniago é professor da IBE-FGV e Administrador Tecnológico & Social.

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 07 de August de 2015