Você está em:

Agenda Tributária

Estadual

DiaTítuloDescrição
09ICMS/ST - Contribuintes Situados em Outras Unidades da FederaçãoOs contribuintes substitutos tributários situados em outras Unidades da Federação, exceto aqueles em relação aos quais Convênios e Protocolos estabeleçam período diverso (Convênio ICMS nº 75/94), deverão recolher o imposto devido, até o dia 9 do mês subsequente ao da ocorrência da retenção. Maio/2011. Base legal: Inciso XXIX, Artigo 108 do RICMS/PI.
10DIEF - Declaração de Informações Econômico-Fiscais - Prestador de Serviço de ComunicaçãoO prestador de serviço de comunicação, inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí - CAGEP, deverá entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais - DIEF, exclusivamente, por meio eletrônico, através da internet, até o dia 10 do mês subsequente ao período de apuração. Maio/2011. Base legal: Artigo 735 do RICMS/PI e Decreto nº 12.436 de 2006.
Estabelecimento Prestador de Serviço de Comunicação Não MedidosNas prestações de serviços de comunicação não medidos, envolvendo diferentes Unidades da Federação e cujo preço seja cobrado por períodos definidos e em partes iguais, o imposto deverá ser recolhido, por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, até o dia 10 do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos (Convênio ICMS nº 47/00). Maio/2011. Base legal: Parágrafo 13º e Alínea "d", Inciso I do Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento Prestador de Serviços de ComunicaçãoO estabelecimento prestador de serviço de comunicação, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o dia 10 do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por ele. Maio/2011. Base legal: Alínea "d", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
GIA-ST - Contribuinte localizado em outra Unidade da FederaçãoO contribuinte, localizado em outra Unidade da Federação, que efetuar a retenção do imposto, deverá remeter, mensalmente, a Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS - ICMS/ST - GIA/ST, até o dia 10 do mês subsequente ao da apuração do imposto, através de transmissão eletrônica de dados ou em meio magnético, na forma do artigo 1.166 do RICMS/PI. Maio/2011. Base legal: Artigos 1.165 e 1.166 do RICMS/PI.
15ICMS/ST - Arquivo Magnético - Contribuinte de outra Unidade da FederaçãoO contribuinte, localizado em outra Unidade da Federação, que efetuar a retenção do imposto, deverá remeter mensalmente à Unidade de Fiscalização - Grupo de Substituição Tributária da Secretaria da Fazenda do Piauí, arquivo magnético com registro fiscal das operações interestaduais, efetuadas no mês anterior, ou com seus registros totalizados zerados, no caso de não terem sido efetuadas operações no período, inclusive daquelas não alcançadas pelo regime de substituição tributária, em conformidade com a cláusula oitava do Convênio ICMS nº 57/95, até o dia 15 do mês subsequente ao da realização das operações. Maio/2011. Base legal: Inciso I, Artigo 1.165 do RICMS/PI.
DIDF - Declaração de Impressão de Documentos FiscaisA Declaração de Impressão de Documentos Fiscais - DIDF, deverá ser apresentada ao órgão fazendário do local do domicílio fiscal do contribuinte, até o dia 15 do mês subsequente ao período de referência. Maio/2011. Base legal: Parágrafo 3º, Artigo 1º da Portaria nº 191 de 1997.
DIEF - Declaração de Informações Econômico-Fiscais - Demais AtividadesOs contribuintes do ICMS, inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí - CAGEP, deverão entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais - DIEF, por meio eletrônico, através da internet, até o dia 15 do mês subsequente ao período de apuração para as demais atividades. Maio/2011. Base legal: Artigo 735 do RICMS/PI e Decreto nº 12.436 de 2006.
Demais Pessoas JurídicasAs demais pessoas jurídicas, inscritas no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverão recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 8, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Diferimento do Imposto - Operações com os Produtos relacionados no Artigo 1.140 do RICMS/PIO pagamento do imposto diferido, mediante credenciamento do contribuinte, através de Regime Especial, relativo às operações com os produtos relacionados no artigo 1.140 e inciso III do artigo 1.142 do RICMS/PI, ou seja, aqueles sujeitos à antecipação do pagamento do imposto na primeira Unidade Fazendária do Piauí, por onde circularem, deverá ser efetuado até o dia 15 do mês subsequente ao da entrada das mercadorias, para os fatos geradores ocorridos a partir de janeiro de 2007. Maio/2011. Base legal: Inciso I, Artigo 1º da Portaria nº 566 de 1995 e Artigo 10 do Decreto nº 12.436, de 2006.
Diferimento do Imposto - Operações Sujeitas à Antecipação Parcial do ICMS, na forma do Decreto 9.405/95O pagamento do imposto diferido, mediante credenciamento do contribuinte, através de Regime Especial, relativo às operações sujeitas à antecipação parcial do ICMS, na forma do Decreto 9.405/95 deverá ser efetuado até o dia 15 do mês subsequente àquele em que ocorrer a entrada das mercadorias, para os fatos geradores ocorridos a partir de janeiro de 2007. Maio/2011. Base legal: Inciso II, Artigo 1º da Portaria nº 566 de 1995 e Inciso III, Parágrafo 3º, Artigo 3º do Decreto nº 9.405 de 2005.
Empresas de Construção Civil - Aquisições Internas de Produtos MineraisO imposto devido pelas empresas de construção civil, inscritas no CAGEP, nas aquisições internas de produtos minerais, deverá ser recolhido até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração. Maio/2011. Base legal: Alínea "b", Inciso XXII, Artigo 108 do RICMS/PI.
Empresas de Construção Civil - Diferencial de Alíquota - Operações Interestaduais de Entradas de Mercadorias no EstabelecimentoO imposto devido pelas empresas de construção civil, inscritas no CAGEP, a título de diferencial de alíquota, nas operações interestaduais de entradas de mercadorias no seu estabelecimento, para integrar o ativo imobilizado ou para o fornecimento em obras, inclusive contratadas, que execute sob sua responsabilidade, bem como de utilização de serviços de transporte vinculados a essas operações, deverá ser recolhido até o dia 15 do mês subsequente a cada período de apuração. Maio/2011. Base legal: Alínea "a", Inciso XXII, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento Comercial (Inclusive o Equiparado a Industrial pela Legislação do IPI)O estabelecimento comercial, inclusive o equiparado a industrial pela legislação do IPI, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 1, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento ExtratorO estabelecimento extrator, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 2, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento Fornecedor de Alimentação e/ou Bebidas (Restaurantes, Bares e Similares)O estabelecimento fornecedor de alimentação e/ou bebidas (restaurantes, bares e similares), inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 4, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento IndustrialO estabelecimento industrial, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o dia 15 do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações, promovidas por ele. Maio/2011. Base legal: Alínea "b", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento Prestador de Serviços Compreendidos na Competência Tributária dos MunicípiosO estabelecimento prestador de serviços compreendidos na competência tributária dos municípios, que envolvam fornecimento de mercadorias, e com indicação expressa da incidência do ICMS, definidos em Lei Complementar, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 5, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento Prestador de Serviços de Transporte Interestadual e IntermunicipalO estabelecimento prestador de serviços de transporte interestadual e intermunicipal (observado o disposto no Parágrafo 6º do artigo 108 do RICMS/PI, relativamente aos prestadores de serviço de transporte aéreo), inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações e prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 3, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento Prestador de Serviços Não Compreendidos na Competência Tributária dos MunicípiosO estabelecimento prestador de serviços não compreendidos na competência tributária dos municípios, que envolvam fornecimento de mercadorias, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 6, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Estabelecimento ProdutorO estabelecimento produtor, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o 15º dia do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por estabelecimento. Maio/2011. Base legal: Item 7, Alínea "a", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.
Prestadores de Serviços de Transporte Aéreo - Recolhimento do ImpostoO prestador de serviço de transporte aéreo deverá recolher o imposto, integralmente, até o dia 15 do mês subsequente ao da prestação dos serviços, para os fatos geradores ocorridos a partir de 01/01/2007. Maio/2011. Base legal: Parágrafo 6º, Artigo 108 do RICMS/PI.
ICMS/ST - AntecipaçãoNa hipótese de diferimento do pagamento do imposto relativo às operações com as mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, sob a forma de antecipação, nos órgãos fazendários, o imposto deverá ser recolhido até o dia 15º do mês subsequente. Maio/2011. Base legal: Inciso XI, Artigo 108 do RICMS/PI.
ICMS/ST - Pneus Usados e/ou Recauchutados - ImportaçõesNas operações de importação do exterior com pneus usados e/ou recauchutados, o imposto deverá ser recolhido até o dia 15 do mês subsequente ao da entrada das mercadorias no estabelecimento, relativamente às importações realizadas a partir de 1º de janeiro de 2007. Maio/2011. Base legal: Alínea "c", Inciso II, Parágrafo 1º, Artigo 1.140 do RICMS/PI.
Substituto Tributário - Hipóteses de Retenção do ICMS na Fonte - Operações Internas de SaídasO imposto devido pelo substituto tributário deste Estado, nas operações internas de saídas em que ocorrer alguma hipótese de retenção do ICMS na fonte, nos termos do artigo 1.142 do RICMS/PI e demais casos previstos na legislação tributária, deverá ser recolhido até o 15º dia do mês subsequente àquele em que ocorrer a retenção. Maio/2011. Base legal: Inciso XVII do Artigo 108 e Artigo 1.142 do RICMS/PI.
20EFD - Escrituração Fiscal Digital- Prazo de EntregaO contribuinte obrigado à entrega do arquivo digital, contendo a totalidade das informações econômicos-fiscais e contábeis correspondentes ao período compreendido entre o primeiro e o último dia do mês civil, deverá fazê-lo até o 20º dia do mês subsequente ao encerramento do mês da apuração. Maio/2011. Base legal: Artigo 566-D do RICMS/PI.
30Estabelecimento Concessionário Distribuidor de Energia ElétricaO estabelecimento concessionário distribuidor de energia elétrica, inscrito no CAGEP sob o regime de pagamento normal, deverá recolher o imposto integralmente, até o último dia útil do mês subsequente a cada período de apuração, relativamente aos fatos geradores nele ocorridos, decorrentes de operações ou prestações promovidas por ele. Maio/2011. Base legal: Alínea "c", Inciso I, Artigo 108 do RICMS/PI.