Você está em:
Postado há . Atualizado há

Holding familiar: mais proteção e segurança ao patrimônio

Lidar com a burocracia do registro de bens dos herdeiros por meio de um inventário é um processo doloroso, lento e muitas vezes custoso

Lidar com a burocracia do registro de bens dos herdeiros por meio de um inventário é um processo doloroso, lento e muitas vezes custoso. No entanto, há uma alternativa mais rápida e segura para organizar o patrimônio. A holding familiar garante um planejamento sem dores de cabeça com segurança, economia fiscal e agilidade.

O que é?

Holding familiar é uma estrutura jurídica que tem como objetivo blindar o patrimônio. Com a modalidade, é possível gerir o controle de bens da família e separar o patrimônio pessoal do empresarial, reduzindo riscos em caso de divergências, separações ou dívidas.

Benefícios

Não enfrentar processos judiciais longos já é um grande diferencial. Além da blindagem patrimonial, as principais vantagens se voltam à queda da carga tributária, visão mais ampla dos negócios administrados, proteção patrimonial de sócios e acionistas, melhor planejamento sucessório, incentivos fiscais e proteção contra situações relacionadas ao regime de bens.

Outro ponto importante é para quem tem imóveis. Ao alugar na pessoa física, o pagamento do imposto de renda é de 27,5% sobre o valor acordado. Já com uma holding, o percentual cai para 11,30%.

Para quem é indicada?

A holding familiar vai ao encontro de pessoas a partir de 40 anos que tenham filhos – futuros herdeiros. O indivíduo também deve ter patrimônio mínimo de R$ 500 mil.

Reforma tributária

Após a aprovação da reforma tributária, vários empresários apresentaram interesse em construir uma holding familiar. Isso porque a mudança do sistema de cobrança de impostos no Brasil pode atingir justamente o Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD), que hoje é de 2% a 8%, dependendo do estado. Porém, um projeto enviado ao Senado pede aumento de 20%.

Sobre Dr. Anthonio    

Dr. Anthonio Araujo Jr, sócio fundador da ABLAW Advocacia e CEO do Grupo Smart Business, é um advogado renomado com mais de 20 anos de experiência corporativa, destacando-se por sua abordagem inovadora e multifacetada no campo jurídico. Sua vasta bagagem acadêmica abrange áreas como tecnologia, administração e direito, tornando-o um profissional único e respeitado em sua área. Especializado em direito corporativo e financeiro, Dr. Anthonio possui um Master of Laws (LL.M.) em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper. Ele é membro permanente das comissões de Direito Empresarial, Criptoativos e Crimes do IASP e autor dos livros "Advocacia 4.0" e "Desmitificando a LGPD". Para saber mais sobre Dr. Anthonio e suas contribuições significativas para o campo jurídico e empresarial, visite seu perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/anthonioaraujojr/ 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).