Você está em:
Postado há . Atualizado há

Seis motivos para as micro e pequenas empresas darem atenção às normas de Saúde e Segurança no Trabalho

As micro e pequenas empresas desempenham um papel vital na economia brasileira, sendo responsáveis por uma parcela significativa dos empregos formais no país

Fonte: 0 autor

As micro e pequenas empresas desempenham um papel vital na economia brasileira, sendo responsáveis por uma parcela significativa dos empregos formais no país. Esse ano, já foram responsáveis por 1,6 milhão de contratações, representando impressionantes 71,6% do total de novos postos de trabalho em todo o Brasil. Elas representam uma parte significativa da força de trabalho e contribuem para a distribuição de renda e a redução da desigualdade social.

No entanto, muitas vezes, esses empreendedores podem negligenciar a importância das normas obrigatórias de saúde e segurança do trabalho. Mesmo com o tratamento diferenciado garantido pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/2006), essas empresas não estão dispensadas de cumprir com suas obrigações em relação à segurança no ambiente de trabalho.

A saúde e a segurança dos trabalhadores são temas de extrema relevância em qualquer ambiente de trabalho. No caso das micro e pequenas empresas, garantir um ambiente seguro não apenas protege os funcionários, mas também contribui para a reputação e a continuidade do negócio.

Para tornar esse processo simples e de acordo com as exigências legais, existem várias soluções digitais especializadas em SST, de baixo custo e que ajudam esses empreendedores a não negligenciar as normas obrigatórias de saúde e segurança do trabalho. Afinal, o cumprimento dessas normas não apenas protege os funcionários, mas também beneficia a própria empresa em termos de eficiência, reputação e cumprimento legal.

Se você, empreendedor, ainda tem dúvidas sobre a importância de se adequar às normas de saúde e segurança do trabalho em seu negócio, destaca seis pontos principais:

1. Proteção dos funcionários: A conformidade com as normas de saúde e segurança do trabalho é fundamental para garantir a integridade física e mental dos funcionários. Isso resulta em uma força de trabalho mais saudável e produtiva.

2. Redução de acidentes: O cumprimento das normas ajuda a reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho, o que, por sua vez, evita afastamentos, custos médicos e possíveis ações judiciais.

3. Cumprimento legal: O não cumprimento das obrigações em relação à saúde e segurança do trabalho pode resultar em multas e penalidades significativas, o que pode ser prejudicial às finanças da empresa.

4. Aumento da eficiência: Um ambiente de trabalho seguro tende a ser mais organizado e eficiente, contribuindo para a produtividade geral da empresa.

5. Retenção de talentos: Funcionários valorizam um ambiente de trabalho seguro. Empresas que demonstram compromisso com a segurança têm maior probabilidade de reter talentos e atrair novos profissionais qualificados.

6. Reputação e responsabilidade social: Empresas que se preocupam com a segurança de seus funcionários tendem a ser vistas com bons olhos pela sociedade. Isso pode atrair clientes e investidores, além de fortalecer a imagem da empresa como uma organização socialmente responsável.

Investir em medidas de segurança no local de trabalho deve ser uma prioridade para todas as empresas, independentemente do seu tamanho. A segurança do trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade social que contribui para o bem-estar dos trabalhadores e o sucesso sustentável dos negócios. Esteja preparado!

Sobre a Indexmed

Fundada em 2018, a Indexmed é uma plataforma digital de gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) proprietária de uma solução inteligente para auxiliar as PMEs a se adequarem ao eSocial e realizar a gestão de todos os procedimentos relativos à Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente, a companhia conta com mais de 5.500 assinantes e mais de 1,3 milhão de vidas cadastradas.

Mais informações: https://www.indexmed.com.br

Informações Indexmed para imprensa:

Regina Sanches

[email protected]

(11) 94524-6859

Renan Soloaga, CEO da Indexmed


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).