Você está em:
Postado há . Atualizado há

Planejar a aposentadoria pode ser a solução para ter uma boa qualidade de vida

O planejamento ajuda a conquistar independência financeira para uma aposentadoria sem preocupações

Fonte: A Autora

Planejar devidamente a aposentadoria é um dos segredos para a paz e tranquilidade após o fim definitivo do tempo de contribuição de trabalho. Ter a garantia que poderá aproveitar anos sem preocupações financeiras, pois tudo foi acertado anteriormente. Agora, é só aproveitar e fazer novas experiências, já que nunca é tarde demais.

Mas como isso pode ser feito? Só contribuir para o INSS? Na realidade, pode ser feito pela instituição governamental, mas existem especialistas que organizam de maneira consciente e auxiliam a alcançar objetivos pessoais ou familiares durante o período da vida e não somente na aposentadoria.

De acordo com Raquel Benatti, Consultora de Finanças Pessoais, muitas pessoas não sabem que devem fazer esse plano previamente. “Quase ninguém sabe que precisa ser feito um estudo da vida financeira e um planejamento que cabe na realidade de cada um. O INSS deve ser complemento da aposentadoria e o ideal seria não depender dele completamente, pois o valor pode não ser o esperado ou o suficiente para manter um padrão de vida”, conta a especialista.

O desejo de possuir a melhor aposentadoria no futuro e estar protegido no caso de possíveis imprevistos financeiros é o cenário perfeito. Atualmente é o caso de Igor da Silva Parro, de 29 anos. Igor, como uma grande parte da população brasileira, se encontrou em situações difíceis financeiramente durante a pandemia. Para mudar sua vida, ele passou a fazer Consultoria de Finanças com Raquel, e ele diz que mudou completamente sua realidade. “Hoje tenho não só uma previdência privada, que está focada em uma aposentadoria por volta dos meus 55 anos, como também seguros que são extremamente importantes pelo fato de ser dono da minha empresa, como, por exemplo, seguro acidental, saúde, funerário e doença ", conta Igor.

Raquel diz que fazer os planos muito antes de chegar na aposentadoria é como ter um mapa do tesouro. Um guia produzido por um especialista que entende o caminho, prevê os desafios a serem enfrentados e que está disposto a te conduzir pelo caminho correto, resultando no sonhado pote de ouro.

Proteger o futuro é essencial, pois ele é incerto e imprevisível. Deve ser percorrido durante os anos de trabalho, mas a realidade é que nem todos conseguem. O importante é lembrar que nunca é tarde para começar e procurar um perito no assunto pode facilitar e agilizar o processo.

Serviço: Raquel Benatti

Especialista em Finanças Pessoais da W1 Consultoria Financeira

@raquelbenatti.consultora

(19)99478-6575


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).