Você está em:
Postado há . Atualizado há

O seu condomínio precisa de você

Como se salvar de um incêndio antes dele começar

Fonte: A Autora

Já imaginou o quão terrível é passar por uma situação de incêndio? Muitos curitibanos esperam jamais ter que pensar sobre este assunto, e para se prevenir, mantem velas longe de objetos inflamáveis, circuitos elétricos bem cuidados e panos de prato longe do fogão.

Mas, e se isso não for o suficiente? E se a coisa mais importante a ser feita não depender diretamente de você?

Mesmo que cada um mantenha tudo em ordem, um único deslize pode colocar tudo a perder, mas existe uma pessoa que é tão essencial quanto todos os moradores juntos nesses cuidados.

O síndico, ele é o responsável por contratar uma empresa para instalar todos os aparatos de proteção e até mesmo estruturas inteiras pensadas especialmente para isso, e já que essas instalações são obrigatórias, e um condomínio pode trocar de síndico diversas vezes, a manutenção destes aparatos pode ficar esquecida ou defasada, gerando um problema dormente que só será percebido no pior dos momentos.

Porém Katia Lino, arquiteta especialista em incêndios diz que isso pode ser facilmente evitado "Para a gestão do condomínio a melhor prevenção que se pode fazer é contratar um especialista de prevenção antes de chamar qualquer outro profissional, já que estes conhecem todas as normas do corpo de bombeiros e fazem uma análise minuciosa da estrutura, regularizando quaisquer problemas e conscientizando o gestor sobre todas as ações necessárias."

E para aqueles que não cumprem as vistorias anuais, além de colocar centenas de pessoas em risco, também podem ser indiciados criminalmente e ser obrigados a pagar uma multa de até 6.641.000 reais.

Logo ajude seu condomínio, faça o certo e ajude seu síndico a proteger a todos, pergunte e converse sobre as medidas necessárias, assim não precisará se preocupar e a vida se torna mais leve.

Serviço: Kátia Lino

Arquiteta especialista em Segurança contra incêndios


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).