Você está em:
Postado há . Atualizado há

BENEFÍCIOS Posso mudar a forma que recebo o benefício do INSS

O cartão magnético para saques é emitido pelo banco e enviado diretamente para o endereço do segurado.

Quando os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciam o recebimento de um benefício previdenciário, geralmente recebem o pagamento por meio de um cartão magnético. No entanto, é possível alterar essa forma de recebimento para que o valor seja creditado diretamente na conta corrente ou poupança do segurado.

É importante destacar que não é permitido escolher o banco para receber o benefício, pois o INSS seleciona entre as agências bancárias que possuem contrato com o Instituto, priorizando aquela mais próxima à residência do beneficiário. O cartão magnético para saques é emitido pelo banco e enviado diretamente para o endereço do segurado.

O beneficiário também tem a opção de alterar a forma de recebimento para conta corrente ou poupança. Para isso, basta comparecer ao banco escolhido e, caso não tenha conta, abri-la para receber o benefício. É necessário que seja uma agência bancária com contrato com o INSS.

No Meu INSS

Através do site ou aplicativo Meu INSS, utilizando o serviço “Alterar local ou forma de pagamento”, é possível solicitar a mudança para voltar a receber o benefício por cartão magnético. Além disso, também é possível alterar a agência do INSS responsável pelo benefício.

Normalmente, a solicitação de mudança de agência ocorre quando há mudança de endereço do segurado. Para aqueles sem acesso à internet, é possível solicitar a mudança de local de pagamento ligando para o telefone 135.

Fique Atento

Se você teve um benefício concedido, aguarde cerca de 15 dias após a data de concessão para receber o primeiro pagamento.

É possível verificar o banco e a data de pagamento através do Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, ligando para a Central 135 ou através da Carta de Concessão, disponível no Meu INSS.

Para o primeiro recebimento, compareça ao banco ou local indicado na data prevista, portando um documento oficial válido com foto e o CPF.

Para conhecer a data correta do seu pagamento, consulte a tabela de pagamento de benefícios no site do INSS.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).