Você está em:
Postado há . Atualizado há

Dívidas no seu escritório contábil? Veja como sair do vermelho 18 2

É normal que uma empresa de contabilidade, assim como de qualquer outro segmento, possua algum grau de endividamento

É normal que uma empresa de contabilidade, assim como de qualquer outro segmento, possua algum grau de endividamento. Quando essa dívida está sob controle, ou seja, não representa um valor que causará um impacto negativo nas finanças, não impede que os compromissos sejam honrados e está sendo administrada dentro de um prazo combinado anteriormente com os credores, fica fácil conviver com ela. Porém, se as dívidas do seu escritório ultrapassaram a sua capacidade de pagamento, se você foi obrigado a contrair empréstimos com bancos e outras instituições com juros exorbitantes, é chegado o momento de tomar algumas atitudes que te façam sair do vermelho.

Para te ajudar a melhorar esse cenário, listamos aqui quatro etapas que poderão contribuir com a recomposição das finanças do seu escritório. Leia atentamente, analise as sugestões e veja como sair do vermelho:

Identificação do problema

O ideal é que o problema seja identificado antes que fuja do controle. Ao perceber que as despesas de seu escritório têm sido maiores do que as entradas, tome logo uma atitude. Porém, mesmo após o fato consumado, é preciso identificar os gargalos que fizeram o negócio entrar no vermelho. Faça um apanhado de todas as entradas, inclusive os empréstimos que foram contraídos, bem como de todas as despesas, fixas e variáveis. A intenção aqui, além de apontar as causas do endividamento, é atestar a viabilidade do negócio e saber quanto a empresa possui e quanto ela deve.

Planejamento

Uma vez identificado o problema e suas reais dimensões, elabore um plano de ação para sair do vermelho. Umbom planejamento deve considerar todas as variáveis possíveis. Não é simplesmente cortar gastos e aumentar a receita, embora isso seja primordial, mas a questão é como fazer isso. A maioria das empresas opta pordemitir funcionários, porém, isso pode refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados — além de a empresa precisar dispor de fundos para o acerto com os funcionários demitidos.

Adequação

Essa etapa é realizada após a análise das conclusões e a elaboração do planejamento, e é caracterizada pela prática das medidas propostas. Se após o levantamento das entradas e despesas não for demonstrada lucratividade, é preciso repensar e criar alternativas. O ideal é que seu escritório aumente sua receita,promovendo seus serviços, buscando a fidelização e indo atrás de novos clientes.

Renegociação

Não é fácil dormir tranquilo com uma dívida que tende a virar uma bola de neve, então, o ideal é tentar controlá-la a qualquer custo. Uma boa dica é procurar direcionar todas as suas dívidas para uma instituição que ofereça a menor taxa de juros. Faça uma análise de qual valor seria o ideal para você pagar mensalmente e apresente essa proposta à instituição escolhida. Você poderá se surpreender!

Por último, não tente resolver tudo sozinho. Busque ajuda de profissionais da sua área ou de administração para fazer a melhor escolha e tomar as decisões corretas. Uma boa opção para auxiliar na administração do seu escritório são os softwares desenvolvidos especialmente para contabilistas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).