Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Pequena empresa terá dicas e informações sobre negócios pelo celular

Portal WAP do Sebrae/SP trará conteúdos e serviços voltados às necessidades de quem já é empresário ou quer abrir um negócio

Beth Matias e Beatriz Vieira

 Empresários de pequenos negócios terão, a partir desta segunda-feira (18), uma ferramenta poderosa de informação que cabe apenas na tela de um celular: o portal WAP do Sebrae em São Paulo. A tecnologia Wireless Application Protocol permite acessar a internet por meio de aparelhos portáteis como celulares e handhelds.

O portal WAP trará dicas de gestão de negócios para donos de micros e pequenas empresas e futuros empreendedores. O usuário terá à disposição conteúdos e serviços voltados às suas necessidades, conforme seu perfil: se já é empreendedor, se está abrindo uma empresa ou se pretende empreender no futuro. “A partir dessa porta de entrada, o usuário terá acesso às informações e conteúdos disponibilizados no portal do Sebrae/SP especialmente formatados para um ambiente de fácil navegação”, explica Clarisse Barreiros, gestora do projeto de Telefonia Móvel do Sebrae/SP.

Outro diferencial do novo serviço é sua adaptação à linguagem visual, o que o torna mais interativo, funcional e dinâmico. "O portal WAP terá nova estrutura de menus, o que proporcionará melhor distribuição das informações e facilitará o contato com os serviços oferecidos pelo Sebrae/SP", diz Clarisse.

Um dos destaques serão as dicas empresariais apresentadas na forma de animação, abordando temas de gestão que envolvem o dia-a-dia das empresas, de forma lúdica e de fácil assimilação.

O usuário terá também disponibilizado o acesso a notícias sobre empreendedorismo e à grade de palestras e cursos oferecidos pelo Sebrae/SP, podendo inscrever-se ao ser remetido para outros canais de atendimento, como a Central de Relacionamento (0800-5700800), Fale Conosco, ou mesmo recebendo as orientações on line sobre como chegar ao escritório regional da Instituição mais próximo.

O link de acesso ao portal WAP do Sebrae/SP será o mesmo do portal da entidade ( www.sebraesp.com.br

), onde também será disponibilizada a informação de como acessar o serviço por celular.

“A partir do lançamento deste canal, vamos ampliar as possibilidades de oferta de produtos e serviços por meio de telefonia móvel, com a disponibilização de publicações e vídeos produzidos pelo Sebrae/SP especialmente para a comunicação via celular”, informa Paulo Roberto Tebaldi, gerente de Expansão da Rede do Sebrae/SP. “Deveremos lançar ainda este ano um jogo de simulação de gestão empresarial e disponibilizar informações e orientações por meio de vídeos, SMS, torpedos de voz e bluetooth.”

O Brasil hoje é o quinto mercado em utilização de telefonia móvel no mundo, segundo informações da União Internacional das Telecomunicações (ITU). O País já superou a marca dos 153 milhões de portadores de celular, sendo 38 milhões em São Paulo. Do total de usuários no país, dados da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) indicam que 89% deles estão habilitados a acessar a internet por meio de seus aparelhos.

Entre as micro e pequenas empresas, a utilização de aparelho celular mais que dobrou nos últimos dezanos, saltando de 42%, em 1998, para 91% em 2008, de acordo com o estudo 'As Tecnologias de Informação e Comunicação nas Micro e Pequenas Empresas Brasileiras', divulgado no ano passado pelo Sebrae/SP. Realizada junto a 4 mil micro e pequenas empresas em todas regiões do Brasil, a pesquisa rastreou o grau de utilização das tecnologias da informação e comunicação adotados pelos empresários de pequenos negócios no Brasil.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).