Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

RS emite documento eletrônico de fiscalização de transporte para SC

Estado emite de forma pioneira o primeiro CT-e para outro Estado através de sua Sefaz Virtual

Na manhã desta quarta-feira (8) o Rio Grande do Sul deu mais um passo pioneiro com relação aos documentos fiscais eletrônicos. O estado emitiu o primeiro documento de Conhecimento de Transporte Eletrônico através da Sefaz Virtual/RS. Assim, como já ocorre com a Nota Fiscal Eletrônica, os estados que não possuem o sistema poderão emitir o CT-e através da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul, sistema, desenvolvido pela Receita Estadual e pela Procergs, que permite a  outra Unidade da Federação autorizar seus documentos eletrônicos no Estado, via internet, como se fosse ele próprio.

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, destaca que a equipe da Secretaria da Fazenda segue trabalhando para a consolidação de projetos que integram tecnologia e redução de custos. “Nosso objetivo é ampliar e intensificar a fiscalização eletrônica. Para isso, a Nota Fiscal Eletrônica já constitui um projeto de sucesso, devendo atingir cerca de 50% da arrecadação até o final desse ano. E o CT-e, por sua vez, representa mais transparência e integração entre os Estados nas transações de transporte e maior controle do fisco sobre a sonegação”.

De acordo com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, “Com a Sefaz Virtual abrangendo o CT-e, o Rio Grande do Sul mantém sua posição como pioneiro na implantação dos documentos eletrônicos, permitindo que outros estados utilizem os computadores da Procergs para autorizar os CT-es de seus contribuintes”.

A primeira empresa a utilizar o serviço foi a Transportadora Americana localizada no estado de Santa Catarina. Para o diretor Celso Luchiari, contribuir para a melhoria do setor e fazer parte do projeto da Secretaria da Fazenda foi uma grande conquista para a empresa. “Trabalhamos intensamente nos últimos dois anos, investindo na mudança de todo o sistema, realizando testes com clientes, em parceria com o governo. Conseguimos cumprir os prazos, fomos umas das primeiras empresas a emitir o CT-e para o estado do Rio Grande do Sul. Foi uma grande satisfação poder fazer parte do projeto da Secretaria da Fazenda e contribuir, de alguma maneira, para a melhoria do setor", afirma Luchiari.

O líder do Projeto CT-e no Estado, Luiz Afonso Peres Ramos, explica que o Conhecimento de Transporte é um documento emitido por todos os transportadores de carga, que na sua forma eletrônica (CT-e), entrou em operação primeiramente no Rio Grande do Sul, em março desse ano. De acordo com Ramos, hoje, já são mais de 200 mil documentos emitidos em todo o país.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais