Você está em:
Postado há . Atualizado há

O futuro do trabalho é hoje

Quase um bilhão de postos serão criados com profissões novas, e a tecnologia é a ferramenta que vai alavancar mudanças e transformar habilidades já existentes

Quase um bilhão de postos serão criados com profissões novas, e a tecnologia é a ferramenta que vai alavancar mudanças e transformar habilidades já existente

Se você tem um emprego hoje, você precisa se perguntar: como estarei em 2025? Falta um ano e um mês para isso. Talvez você faça parte de metade da população mundial que precisará se atualizar: 40% terão que aprender novas habilidades – ou até mesmo considerar a mudança de profissão. As estatísticas integram o Relatório sobre o Futuro do Trabalho, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial, onde se lê que 85 milhões de empregos serão afetados globalmente até 2025 e 97 milhões de novos cargos serão criados. Colocado assim dessa maneira, é preciso pensar com afinco sobre como imaginamos estar em alguns anos e décadas.

Uma ferramenta poderosa que vai ajudar a transformar o mundo que vivemos é a tecnologia, não como vilã, mas aliada. Duas palavras que já fazem parte do universo do trabalho são reskilling e upskilling. As duas significam que o profissional precisa “atualizar ou transformar suas habilidades”.

Para quem está no chão de fábrica (os chamados blue collars, algo como classe trabalhadora), a velocidade com que esse cenário está se transformando é brutal. Vamos dar o exemplo de um funcionário que transporta peças de um lugar para o outro – eles são metade da força de trabalho em uma planta. O que vai acontecer quando um robô desempenhar suas funções? A resposta não é “vai perder o emprego”. Em uma fase de digitalização, ele será treinado para operar a máquina, migrando assim de uma atividade mecânica para uma tarefa analítica de dados. Entra a manutenção preditiva e a gestão transparente de ativos, criando uma jornada digital sem precedentes.

O mais interessante de tudo isso é que o funcionário não precisou esperar o chão de fábrica ser remodelado para aprender novas habilidades. Ele foi treinado no Gêmeo Digital, tecnologia-chave para os avanços industriais desta década, alinhada com conceitos como digitalização de processos, descarbonização e transição energética. Trata-se de uma aplicação de software que utiliza dados do mundo real para criar uma simulação digital e permite um ciclo de retroalimentação: os dados de uma planta física retornam ao software para análise e melhorias dos processos e voltam a ser aplicados, assim sucessivamente, em melhoria contínua. É a combinação dos mundos real e digital.

O que relatei acima aconteceu de verdade na fábrica da Siemens de Nanjing, na China. Ela foi completamente planejada e simulada digitalmente antes de ser efetivamente construída. Ao combinar dados da linha de produção, desempenho e informações sobre a construção, foi possível aprimorar o desempenho e a eficiência para criar um Gêmeo Digital completo da nova instalação de 73 mil m2. E os colaboradores também puderam aprender sobre os processos que em breve se tornariam reais. A nova fábrica aumentou sua produtividade em até 20%, a flexibilidade de volume de produção em até 30%, eficiência de espaço em até 40% e a velocidade de reposição de materiais aumentou 50% em comparação com as instalações e linhas de produção originais.

Resiliência para continuar

Em um mundo que está se transformando tão rapidamente, onde a digitalização está alterando a forma como trabalhamos e o que fazemos, o maior presente e a maior obrigação que a Siemens tem como empregadora responsável é capacitar pessoas resilientes para que possam abraçar mudanças, ter uma perspectiva positiva e confiante sobre o mundo e se manter relevante em termos de habilidades profissionais.

À medida que o prazo de validade do conhecimento diminui, ao mesmo tempo em que as pessoas estão trabalhando cada vez mais – 50 anos e, às vezes, até mais -, é necessário garantir que a companhia permita que as pessoas permaneçam no mercado de trabalho. Para garantir a empregabilidade, é preciso cuidar de nós, dos outros e oferecer condições de trabalho saudáveis e seguras.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).