Você está em:
Postado há . Atualizado há

Aprenda como a Empatia pode ser importante para uma carreira de sucesso

Ter empatia no ambiente de trabalho pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de uma carreira de sucesso. Mas, mesmo que ser um sujeito empático consista, na maioria das vezes, numa qualidade de berço, natural e difícil de ser adquirida, h

Ter empatia no ambiente de trabalho pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de uma carreira de sucesso. Mas, mesmo que ser um sujeito empático consista, na maioria das vezes, numa qualidade de berço, natural e difícil de ser adquirida, há meios de desenvolver a habilidade. Por isso, visando ajudar você a dar um passo à frente na sua atividade profissional, nós preparamos uma lista com dicas para que você aprenda a cultivar empatia. Confira:

1. NÃO TENHA PRECONCEITOS

Para praticar a empatia, devemos abrir a cabeça para, por sua vez, nos abrir verdadeiramente às pessoas. É necessário desconstruir o muro de imagens pré-definidas e estabelecer um contato por inteiro, sem desconfianças. Não tenha medo de estabelecer um relação com alguém que nunca te fez mal. Deixe os julgamentos para depois.

2. ACHE UM PONTO EM COMUM E CRIE UMA CONEXÃO

Procure um ou mais pontos de conexão com as pessoas ao seu redor. Somos todos muito diferentes um dos outros, mas há sempre um aspecto em comum, não importa se no campo ou profissional ou profissional. Identifique essa congruência, explore ao máximo e, com o tempo, estabeleça laços de confiança. Você colherá bons frutos disso!

3. NÃO TENTE AGRADAR COM MENTIRAS

Não pinte uma imagem de puxa-saco. Todo mundo gosta de um elogio, mas só quando o mesmo é sincero. Bajuladores não geram empatia, apenas fabricam uma reputação de interesseiros, os quais querem sempre algo em troca. Você quer ser esse cara? Por isso, reconheça pontos verdadeiramente elogiáveis das pessoas ao seu redor.

3. UTILIZE O HUMOR

É sempre positivo quando duas pessoas riem juntas. Isso permite quebrar o gelo e aliviar qualquer tensão entre você e o interlocutor. Por isso, se você tem dotes humorísticos e causa o riso fácil das pessoas, invista nessa habilidade. Essa é uma das formas mais eficientes de criar empatia. Entretanto, cultive sempre o bom senso. Não conte piadas em horas erradas, ou forçe a barra com um tipo de humor que não esteja agradando. Isso vai te taxar como incoveniente da turma e não gera empatia.

4. PERGUNTE!

Não tenha medo de fazer perguntas relevantes. Questionar - sempre dentro do contexto - significa interesse, engajamento, além de denotar a sua presença. Mas lembre-se: Bom senso. Aprofunde o teor das perguntas à medida que cresce a intimidade com o outro, cultivando sempre cautela para avançar nesse sentido. Por fim, e não menos importante: nunca demonstre estranheza, não importa o que você ouve de volta. Não julgue as escolhas do próximo e dê conselhos a conforme sinta abertura para isso.

5. CONVERSE COM ESTRANHOS

É uma ótima forma de aprender a ser mais "cara-de-pau", característica que, na medida certa, é um ótimo atalho para criar empatia. Além disso, ao interagir com estranhos, você não faz ideia do que receberá de volta. Essa é uma ótima forma de praticar os itens anteriores e dar mais um passo para tornar-se um sujeito empático.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).