Você está em:
Postado há . Atualizado há

Estratégias Empresariais Corporativas oriundas de Estratégias Militares

São definidas no mais alto nível empresarial!

O mais alto nível do planejamento empresarial define a(s) estratégia(s) empresarial(is) corporativa(s), estabelecendo a orientação geral da empresa, o(s) mercado(s) de atuação e os objetivos estratégicos globais da empresa. Tudo é apresentado no PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL, documento que irá nortear o planejamento das diferentes unidades de negócio da organização, bem como, o desenvolvimento dos demais planejamentos empresariais.

Diversas estratégias militares podem, quando devidamente adaptadas, serem empregadas como estratégias empresariais corporativas, tais como:

- Estratégia da Ação Independente: Consiste no emprego exclusivo de meios organizacionais próprios para se atingir os objetivos empresariais.

- Estratégia da Aliança: Consiste no emprego de meios organizacionais próprios, em conjunto com os de outra(s) organização(ões) em busca de objetivos comuns.

- Estratégia da Defensiva: Consiste na realização de ações necessárias para garantir o “status quo”, seja quando a organização sofre ações, seja quando é ameaçada veladamente em seus objetivos.

- Estratégia da Dissuasão: Consiste num conjunto de ações que a organização tem plena capacidade de executar, se necessário for, para defender seus interesses, tendo o mercado plena ciência deste poder.

- Estratégia da Ofensiva: Consiste na realização de ações necessárias para enfrentar ameaças externas e fraquezas internas com a finalidade de manter ou atingir os objetivos estratégicos organizacionais.

- Estratégia da Presença: Consiste na realização de ações necessárias para colocar a organização em todos os mercados de seu interesse, seja diretamente ou por intermédio de parcerias.

- Estratégia da Projeção do Poder: Consiste na realização das ações necessárias para lançar o nome da empresa em novos mercados antes de uma efetiva inserção empresarial.

- Estratégia da Resistência: Consiste na restrição ao máximo das atividades empresariais diante de uma real incapacidade de competir em todos ou em determinados mercados, buscando única e momentaneamente apenas sobreviver. Não pressupõe nenhuma intenção inicial de abandonar o mercado e evita sempre um enfrentamento direto com os concorrentes mais poderosos.

Cada uma destas estratégias corporativas será implementada por intermédio de uma ou mais estratégias competitivas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).