Você está em:
Postado há . Atualizado há

A comunicação faz a diferença do líder

Como a prática de uma boa comunicação pode impactar nos resultados positivos à gestão de pessoas

Todos nós já tivemos ou conhecemos pessoas que não foram bem sucedidas como líderes de equipes, por não conseguirem se comunicar com eficácia.

“A comunicação, para os agrupamentos humanos, é tão importante quanto o sistema nervoso para o corpo”. (PIMENTA, 2009, p.9)

A prática da boa comunicação é fundamental para o sucesso de um gestor. É através dela que ele poderá obter os resultados esperados pela sua equipe dentro da organização.

Muitas empresas falham por não conseguirem alinhar a comunicação entre líder e liderado, e acabam por perder tempo, recursos, bons colaboradores, e isso impacta diretamente o lucro da organização.

Entretanto, a empresa não pode esperar de seus gestores uma comunicação assertiva desenvolvida por eles próprios. É necessário treiná-los e desenvolvê-los para que possam praticar com suas equipes.

Porém, essa postura precisa partir da direção da empresa, de forma que todos “falem a mesma linguagem”, e consigam percorrer o mesmo trajeto rumo aos bons resultados.

A seguir, seguem algumas dicas para que você desenvolva uma comunicação eficaz no ambiente da sua equipe, e obtenha os resultados esperados pela empresa.

  1. Passe e repasse a visão

Liderados sempre se esquecem! É necessário que você, como líder, gestor, supervisor ou gerente esteja sempre relembrando seu time acerca da visão da empresa, aonde ela quer chegar, o que se espera de cada um, quais os objetivos específicos das tarefas ou mudanças. Nunca se canse de falar novamente sobre isso com seus colaboradores.

  1. Ensine da forma correta

Cada pessoa possui um canal de aprendizagem mais forte; alguns aprendem melhor ouvindo, outros aprendem melhor observando, outros tem mais facilidade em aprender fazendo. O líder precisa ensinar levando em conta esses canais. Portanto, ensine explicando, demonstrando e fazendo.

  1. Dê o feedback

Liderados precisam ser avaliados. Todos nós esperamos ouvir nossos acertos e nossos pontos a melhorar e desenvolver. Observe seu liderado, avalie as tarefas e converse com ele individualmente sobre seu desenvolvimento, de forma respeitosa e motivadora. Utilize a técnica PNP – Positivo, Negativo, Positivo.

  1. Aprenda a ouvir mais

Muitos líderes perdem informações importantes, tomam decisões ruins e chegam a conclusões equivocadas por não entenderem que também precisam ouvir. Muitas vezes, ouvir é melhor do que falar. “As pessoas ouvem frequentemente a crítica ‘ele fala demais’, mas por acaso alguém já foi criticado por ‘escutar demais’?” diz Norman Augustine.

  1. Seja objetivo

A objetividade facilita a comunicação. Fale com clareza, e esclareça a tarefa. Mas cuidado para não confundir objetividade com resumo. Explique com clareza.

  1. Pratique a Empatia

Colocar-se no lugar do seu colaborador pode ajudá-lo à comunicar-se de forma a entender que o funcionário possui emoções e necessidades diferentes daquilo que você possui. Dessa forma, o líder tem mais chances de entender qual será a melhor forma de comunicação a ser usada naquele momento.

O papel do líder é fazer com que as informações sejam disseminadas para que a organização obtenha os resultados esperados. Isso tem a ver com o relacionamento líder x liderado.

Comece a praticar uma boa comunicação e faça a diferença no seu ambiente de trabalho.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).