Você está em:
Postado há . Atualizado há

4 dicas para fazer o planejamento estratégico da sua empresa

Antes mesmo de abrir um negócio, é importante saber onde você está e aonde quer chegar

Ao abrir o próprio negócio, todos têm um objetivo, que pode ser atingido no curto, médio ou longo prazo. Para realizá-lo, várias ações devem ser implementadas. Para que o trabalho seja efetivo, o ideal é que, antes mesmo de inaugurar seu negócio, o empreendedor tenha uma boa noção do que fazer.

Foi o que fez o administrador de empresas Runa Ratz, 23. Ele é cofundador da Kawthar, empresa especializada na venda de joias e presentes corporativos de luxo. "Planejamento estratégico é saber onde estamos e para onde vamos", diz. No caso dele, o objetivo se sobrepõe aos ganhos financeiros. "Claro que ser lucrativo é importante para um empreendedor, mas o que quero é me tornar uma referência no setor em que estou. Quero tornar o luxo acessível."

Segundo Ratz, o planejamento deve ser feito em algumas frentes. Confira e entenda melhor o que ele vem fazendo para transformar suas estimativas em realidade:

1. Entenda seu produto

A motivação para a criação de uma empresa vem da ideia de um produto ou serviço. E, dependendo do que você se propor a vender, nem todo mundo entenderá direito qual é a sua criação. No caso de Ratz, ele se propôs a entender com profundidade tudo o que vende, desde os materiais utilizados na fabricação até os processos de produção e os preços praticados.

2. Conheça seu público-alvo

Não adianta saber muito sobre seus produtos se não houver ninguém para comprá-los. Então certifique-se de que você fez algo que pode atrair uma clientela. E, além disso, saiba como fidelizá-la. "Entenda quem é seu público, o que eles querem e descubra quais são as dificuldades que eles têm com as marcas concorrentes", afirma Ratz.

3. Controle as cinco forças

É muito provável que a empresa que você administra tenha concorrentes. E, para lidar com eles, Ratz recomenda o uso das Cinco Forças de Porter, uma das técnicas mais conhecidas da administração. Cada uma delas diz respeito a um fator em que os empreendedores devem prestar atenção na relação com a concorrênia: o grau de rivalidade entre os concorrentes, o poder de negociação dos clientes, o poder de negociação dos fornecedores, o risco trazido pela criação de novas empresas do mesmo setor e a criação de produtos que tornem obsoleto tudo o que existe no mercado. Segundo Ratz, os cinco itens devem ser levados em conta pelos empreendedores.

4. Pense em todos os departamentos

Toda empresa tem que lidar com uma série de divisões organizacionais, como departamento financeiro, recursos humanos, marketing e infraestrutura. Ratz diz que planejou com antecedência como cada um deles funcionaria: quem trabalharia com cada um desses setores ou se haveria a terceirização de algumas das atividades, por exemplo. "Temos um consultor de marketing e duas assessorias de imprensa que são terceirizadas. O mesmo aconteceu com os desenvolvedores do nosso e-commerce, que não está sendo feito por nós. Assim, conseguimos gastar menos e não desrespeitamos a lei."


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).