Você está em:
Postado há . Atualizado há

Outro conceito de sucesso

Nem sempre crescer verticalmente na pirâmide é a única forma de sucesso profissional

Muitos estão correndo contra o tempo para obterem premiações como aumento salarial e subir degraus na carreira, obterem outras bonificações como carro e celular da empresa, além de viagens internacionais que proporcionará bagagem para ministração de palestras, etc. Correm para o crescimento vertical, níveis de gerência ou chefia mas, aonde fica o crescimento vertical? Há uma enorme satisfação no trabalho em apenas crescer horizontalmente, mesmo que haja certos benefícios que não seja salarial, há insatisfação. Sempre a bonificação alheia é a melhor, sempre consideramos estar mais atarefado que outros e muitos outros motivos de insatisfação.

Afinal, qual é o objetivo de chegar ao topo? Sucesso pela ostentação de poder e com o poder em mãos ter o pensamento e ações como "vamos ver o que acontece se...", fazendo da empresa um laboratório de experimento e insatisfação para muitos.

Se todos forem coordenadores, supervisores e gerentes, quem fará com excelência os trabalhos de analistas, administrativos e outros que não são de grande visibilidade?

Há ainda quem imagina o êxito apenas escalando verticalmente a pirâmide, mas para os bons profissionais, sempre haverá um departamento, uma chefia ou outra companhia que lhe dê valor no exercício da profissão e suas atividades com excelência, dedicação e contínuo aprimoramento.

Estar na pirâmide requer renúncias, mudanças de hábitos e ainda terá que suportar muita pressão para permanecer firme, além de ter perfil empreendedor e/ou visionário, enxergar adiante ares de mudanças e conseguir manter, direcionar a empresa de forma dinâmica, mantendo-a valorizada e competitiva, sem que vá ao fracasso e feche as portas.

Portanto, crescer horizontalmente também há benefícios e não tem nada a ver com uma carreira de fracasso ou estagnação. Estamos demorando muito tempo para deixarmos o hábito de reclamar da falta de oportunidades, excesso de trabalho baseado no crescimento profissional de outros e considerar que a vida profissional terá sentido apenas subindo degraus. Afinal, funcionários insatisfeitos são logo detectados e, em muitos casos, demitidos.

Sucesso é fazer bem aquilo que lhe foi incumbido, de forma eficaz e eficiente. “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.” Eclesiastes 10.10

“Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.” Eclesiastes 9.11


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).