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O consumidor mudou. E sua empresa, vai ficar parada?

Confira algumas das novas iniciativas para conquistar clientes que já não se definem mais por idade, gênero, renda ou localização

Não dá mais para segmentar o mercado de forma tradicional. Idade, gênero, renda, local de moradia e outros clássicos indicadores demográficos definem cada vez menos os padrões de consumo. Hoje, as inovações podem ser abraçadas instantaneamente por praticamente todos em qualquer lugar. Portanto, as empresas que permanecerem com ideias ultrapassadas de quem é seu público alvo ficarão provavelmente para trás.

A Trendwatching, empresa especializada em caçar e divulgar tendências, coletou algumas estatísticas interessantes a respeito dessa mudança:

• Na lista dos 1000 artistas favoritos das pessoas na faixa dos 60 anos e dos adolescentes de 13 anos, 40% dos nomes são comuns.

• Na Inglaterra, a maioria dos jogadores de videogame são mulheres – e há mais gente viciada com 44 anos do que com 18.

• Plataformas de compartilhamento, como a Airbnb (em que uma pessoa pode alugar seu imóvel a outra) ou Zipcar (em que se divide o uso do carro), têm grande adesão entre os mais jovens, é certo: 48% dos que já usaram esses sistemas cooperativos estão com idade entre 18 e 34 anos. Mas o entusiasmo entre as outras faixas etárias não é nada desprezível: 33% dos consumidores dessas plataformas estão no intervalo entre 35 e 54 anos e 19% possuem mais de 55 anos.

Como então agir nesse universo de consumidores sem fronteiras? Selecionamos iniciativas antenadas que dão uma boa ideia de caminhos a explorar.

GERAÇÕES MAIS PRÓXIMAS

A escola de idiomas CNA criou um programa para que seus alunos no Brasil batam papo com idosos que vivem em asilos nos Estados Unidos. As conversas são armazenadas num canal privado no YouTube, pelo qual os professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes.

Desde 2013, o Asilo Padre Cacique, uma casa de repousos de Porto Alegre, promove um campeonato de skate anual em suas dependências. São os idosos que julgam qual skatista é merecedor do troféu Bengala de Ouro. O evento é organizado pelo coletivo Smile Flame, que promove ações sociais com referências na cultura urbana.

AS MULHERES NÃO SÃO MAIS AS MESMAS

Com um anúncio de TV veiculado no intervalo do campeonato de futebol americano Super Bowl, a empresa GoldieBlox lançou em 2013 kits para meninas construírem engenhocas. A fundadora da empresa, Debbie Sterling, é uma engenheira formada em Standford que nunca se conformou com tão poucas opções de brinquedos inspirados nas Ciências Exatas para garotas.

Na onda das pulseiras inteligentes, a fabricante de chips Intel e a rede Opening Ceremony lançaram no final de 2014 uma versão banhada a ouro com tela de safira. O lema da campanha: “quando a beleza encontra a inteligência”.

MÚLTIPLOS GÊNEROS

Em agosto de 2014, a Argentina tornou-se o primeiro país latino-americano em que o Facebook passou a contar com 54 opções de gênero, incluindo pansexual, assexuado e transgênero. Em sua comunicação na rede, os usuários ainda podem se identificar como “ele”, “ela” ou “neutro”.

NOVAS FRONTEIRAS

Cada vez mais as pessoas trocam hotéis pela hospedagem em casas e apartamentos, via serviços como o Airbnb. Mas em muitos países asiáticos, há resistência em receber estrangeiros com diferenças culturais muito grandes. Por isso, em 2012, os empreendedores Lester Kang e James Chua criaram em Cingapura o PandaBed, um serviço em que é possível restringir o público hóspede com base em fatores como religião - ou se o cliente bebe álcool.

Inlope é um aplicativo alemão que procura unir pessoas com os mesmos gostos. O usuário insere sua localização e pode escolher diversas categorias – como determinados esportes, atividades, interesses políticos, cultura, tecnologia. Finalizada a configuração, recebe posts nas categorias selecionadas de pessoas que moram perto. A ideia é aproximar gente com mesma afinidade da vizinhança.

TRADIÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO

A Sotheby, empresa leiloeira fundada em 1744, ganhou um ar de modernidade ao anunciar, em julho do ano passado, uma parceria com a eBay para que consumidores possam vender e comprar online, em 18 categorias (como relógios, arte, antiguidades e vinho).

POLITICAMENTE (IN)CORRETO

O site Thug Kitchen, de receitas culinárias vegetarianas, tenta atrair um um público mais amplo com uma comunicação irreverente. Seu slogan: “o único site dedicado a abusar verbalmente de você por uma dieta mais saudável.”


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