Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Empreendedorismo e sua verdadeira realidade

Um verdadeiro empreendedor não é um ser acomodado com as soluções e alternativas propostas.

Empreendedor é aquela pessoa que buscar criar algo novo, cujas características fogem ao principio estático e imutável. Apresentam como principais características aspectos como iniciativa, perseverança, coragem para corrigir erros, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, liderança entre outros pontos relevantes. Um verdadeiro empreendedor não é um ser acomodado com as soluções e alternativas propostas. Trata-se de alguém inquieto que aproveita as oportunidades e esta sempre em buscar de melhorar o que faz. São pessoas que estabelecem metas desafiadoras, assumem responsabilidades sobre os problemas e procuram soluções, são proativas, acredita que tudo pode ser melhorado e procura formas de inovar e de apresentar resultados mais eficientes, persistem nos seus objetivos, têm foco, concentram tempo e energia, além de desejarem saber concretamente e diretamente como está indo.

O empreendedorismo pode ser entendido de maneiras diferentes, pois o sucesso é algo pessoal, ou seja, varia de acordo com as características de cada ser. Para alguns o sucesso pode ser sinônimo de ganhar muito dinheiro, para outros está restrito ao reconhecimento pelo que faz ao sucesso de quando cria algo diferente que vai ser útil a uma grande quantidade de pessoas, e assim por diante. De maneiro geral podemos dizer que um empreendedor de sucesso é aquele que alcança os seus objetivos, que se sente feliz por estar realizando o que almejou.

Ser empreendedor é muito mais do que uma mudança de área, função ou empresa. É uma mudança de estilo de vida. Para começar seu próprio negócio, você deve ter claro que sua vida vai girar de maneira diferente e pode mudar totalmente. A pessoa precisa conhecer seu próprio talento empreendedor e escolher uma área de atuação comercial com alta demanda de consumo. O autoconhecimento é fundamental para a escolha certa do negócio. Outra característica importante é a transparência, para que possa estabelecer relações de confiança, e o inconformismo produtivo, para corrigir o que está errado. O empreendedor vai deparar-se com inúmeros desafios e situações de pressão com as demandas. A persistência é uma virtude extremamente importante. Não se consegue empreender sem paixão, no entanto, até a paixão exige disciplina: fazer o que se gosta é fácil, é natural, mas é mais importante aprender a gostar do que se faz. Mais importante do que saber a hora de empreender, a motivação central deve ser fazer o negócio dar certo, ou seja, não se deve empreender pela metade.

Saber apenas se uma ideia é boa não vai fazê-lo bem sucedido. O segredo do negócio está na aplicação dessa ideia ao mercado de forma prática. Da mesma forma há uma grande diferença entre invenção e inovação. A inovação é um invento transformado em produto/serviço que o mercado aceite pagar por ele. Já a invenção pura e simples, caso não tenha aplicabilidade prática e mercado endereçado, não adianta muita coisa.

Muitas são as ideias e conceitos que se criam constantemente sobre o termo “empreendedorismo”, que muitas vezes não vão de encontro à verdadeira realidade. O empreendedor possui a capacidade de transformar ideias em realizações, e, motivadas pelo espírito empreendedor, empresas nascem da necessidade ou da oportunidade de empreender. No Brasil o tema central do empreendedorismo deve ser o desenvolvimento social, tendo como prioridade o combate à miséria, oferecendo-se como um meio de geração e distribuição de renda.

O empreendedorismo traz a seus seguidores diversas lições ao longo do caminho, que se associadas e bem estruturadas poderão render bons resultados, como o crescimento de um negócio sólido e promissor. Empreender, mais que um dom, é um talento que se desenvolve com muito trabalho, esforço, estudo constante e foco em resultados. Como experiências dessa nova realidade de mercado poderemos destacar, que todo empreendedor deve ser protagonista de sua própria vida. É preciso mudar os hábitos. A gente cultiva e herda hábitos da família, da sociedade. Eles estão em nossa forma de pensar. Em algum momento, será preciso ter humildade e revisar a própria vida. Pois não dá para construir um prédio sobre entulhos. Deve-se assumir responsabilidade. Não podemos escrever nossa própria historia procurando dá desculpas para tudo. Nunca devemos transferir para alguém a razão do nosso próprio fracasso. Tudo que colhemos no futuro é resultado do que plantamos anteriormente. Ninguém mais é responsável pelo que fazemos a não sermos nós mesmos.

Enfim, o empreendedor é o diferencial em uma organização, seu principal objetivo é a busca da realização pessoal, através da formação de equipes e de uma rede contatos eficaz. Traz consigo a percepção de oportunidade e cria meios para coloca-la em ação, fazendo algo acontecer através de sua visão de futuro. Além disso, elementos como a seriedade, humildade e simplicidade são fundamentais para a obtenção do sucesso. Pois, empreender é o encontro da preparação com a oportunidade.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).