Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Um 2014 para pensar além

Muitas das coisas que temos como verdades absolutas na verdade estão ali apenas porque decidimos que as coisas seriam assim.

Sempre achei interessante como alguns números se tornam importantes. Por que sonhar ganhar um milhão de reais em vez de 999.999? Ou um milhão e cem não seriam melhores? Por que enfiar na cabeça que quer perder 3 quilos? Ou até comemorar a data do dia em que você nasceu com uma coisa chamada “aniversário", em que você fica feliz, ganha presentes e faz uma festinha?

O ano novo também é um caso interessante. O calendário que seguimos foi decidido por decreto. Alguém decidiu que seguiríamos o calendário solar, com alguns ajustes ao longo do tempo, como os famosos anos-bissextos (ao que parece, nem o Universo é perfeito, tendo se recusado a nos dar uma órbita que caiba em um calendário exato).

Começar o ano em primeiro de janeiro também é uma convenção. Ao contrário do que muitos podem pensar, não há uma “regra” muito fixa para o porquê de ter que ser assim. É porque decidimos que é. Provavelmente é mais fácil viver dessa forma do que cada um decidir seguir sua própria agenda. 

Na verdade, muitas das coisas que temos como verdades absolutas na verdade estão ali apenas porque decidimos que as coisas seriam assim. Pesquise sobre o que define um quilo e, se cavar um pouco, você pode descobrir que há um “quilo oficial” que os cientistas usam como referência, mas até ele causa problemas de medição. Procure por coisas que aprendemos na escola, de causas de guerras a problemas econômicos, e em pouco tempo descobrimos que muitos dos "fatos" que damos como certos possuem camadas e camadas de detalhes, divergências e dúvidas que estamos longe de entender.

O ano novo se aproxima, e como os outros bilhões de pessoas que nos acompanham nesse ponto azul do Universo, vamos todos fazer um brinde, fazer promessas e esperar por um futuro cada vez melhor.

Em meio a tudo isso, caro leitor, lembre-se: não existem situações definitivas. Nada, do valor de seu salário ao seu peso em uma balança, são pontos fixos no Universo. Se algo parece imutável, é porque alguém decidiu que tem que ser assim (e porque outras pessoas aceitaram).

Então, fica aqui meu desejo de feliz ano novo, e que você enxergue além das camadas óbvias da realidade, vá além das convenções, não dê por certo aquilo que aparenta ser verdade só porque parece ser a mais óbvia. Pense além, vá além. E continue nos acompanhando. Um brinde a 2014!

 

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/um-2014-para-pensar-alem/74783/


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outras EmpresariaisDo dia 30 de December de 2013