Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Líder: nato ou construído?

Apesar de muitos acharem que a liderança é um dom ou talento nato, quando examinamos o que é liderar realmente, descobrimos que as características principais de um líder podem ser aprendidas e melhoradas

Muitos têm a ideia que ser líder é um talento ou um dom, com o qual uma pessoa nasce. Partindo deste princípio, ou você é um líder nato ou não é. O que você acha deste conceito?

Em minha opinião, é possível darmos conhecimento e treinamento a um indivíduo e assim torná-lo um ótimo líder. Então, se você não é um líder nato, há esperança, você pode se tornar um.

Eu vou explicar como cheguei a esta opinião e gostaria que você me acompanhasse e percebesse se o meu raciocínio faz sentido para você.

O primeiro passo para entender bem toda esta questão é saber o que significa liderança.

Consultando o pai dos inteligentes encontramos a definição de líder: “pessoa com autoridade e carisma para comandar outras; pessoa que comanda e incentiva outras em suas atividades, campanhas etc”.

Então, percebemos que liderar tem tudo a ver com se relacionar bem com outras pessoas. Portanto, o líder bem-sucedido precisa compreender o comportamento humano; no mínimo necessita saber o que motiva cada uma das pessoas que está liderando.

Para poder entender outra pessoa, é vital conseguir se comunicar bem com ela e de certa forma gostar pelo menos um pouco dela.

O líder precisa conhecer os liderados a fundo: quais são suas crenças, quais sãos seus objetivos na vida, do que gostam, o que fazem, o que sentem. Tudo isto precisa ser muito bem conhecido pelo líder.

Porque a boa liderança se baseia tanto na compreensão da atividade pelo líder e na competência ao executá-la, quanto na compreensão do que está nas mentes das pessoas sendo lideradas.

Você ficaria surpreendido se perguntasse a algumas pessoas o que elas estão fazendo no seu emprego, quero dizer, qual o objetivo delas para estar ocupando aquela função específica.

Para nos ajudar a entender mais sobre este assunto, o escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard escreveu um texto sobre liderança. E aqui estão alguns parágrafos:

“O primeiro requisito que qualquer seguidor de um líder exige que ele tenha é competência. O líder sabe o que está fazendo?

Existe muito misticismo conectado com liderança. A maior parte deste misticismo não tem sentido, entretanto é necessário que uma pessoa que lidera atraia atenção e que ela possa entusiasmar e interessar os liderados. Simplesmente, o fato de saber mais sobre o assunto que os outros ou saber mais sobre organização que os outros, causa que um executivo seja visto com respeito e até com reverência.

Um denominador comum entre todos os bons executivos é a habilidade de se comunicar, ter afinidade pela sua área e pela sua gente, e ser capaz de atingir a realidade das circunstâncias existentes. Tudo isso resulta em compreensão. Um executivo que não tem estas qualidades ou habilidades não tem muita chance de ter muito sucesso.

Compreensão, adicionada a competência é provavelmente a característica mais importante de um executivo.” (...)

“Em todos os grandes líderes há um propósito e intensidade inconfundíveis. Além disso, há certa quantidade de coragem requerida de um líder.

Um homem que quer somente ser amado nunca será um líder. As pessoas seguem aqueles que têm a coragem de conseguir que as coisas sejam feitas, mesmo que elas digam que seguem aqueles que gostam. Um exame amplo da história claramente mostra que os homens seguem aqueles a quem respeitam. Respeito é o reconhecimento de inspiração, propósito e competência.

As qualidades de um líder não são difíceis de alcançar contanto que sejam entendidas.” – L. Ron Hubbard

Então, as qualidades mais importantes em um líder são competência e compreensão. E as duas podem ser melhoradas em qualquer pessoa.

Portanto, um ótimo líder não necessariamente possui um talento ou dom nato para a função. Basta investir na melhoria da competência na sua área de atuação e aumentar sua compreensão dos liderados.

 

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/lider-nato-ou-construido/74567/


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).