Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Quem pode ser líder?

Não existe a história de que o líder nasce pronto.

Quando fazemos essa pergunta surge um mix de informações que mais confundem do que esclarecem. Porque as pessoas de maneira geral, acham que só podem ser líderes aqueles com nível superior ou ensino diferenciado e com o poder necessário para manter a equipe sob a rédea do comando. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode ter talento e liderar, seja tímida, extrovertida, com algum problema de postura e de conduta. Ela precisa ter, sim, disposição para desenvolver as habilidades fundamentais de um líder. Isso que o diferencia dos demais. Este é o filtro. “Sou tímido, não sei falar em público”. Não há problema algum. Essa habilidade pode ser desenvolvida. Liderar é uma habilidade.

Não existe a história de que o líder nasce pronto. Cada ser humano tem características próprias, que em uns facilitam e em outros retardam o desenvolvimento, mas todos têm potencial. Líder, portanto, é uma pessoa comum que bebe, come, tem família, tem horário para entrar e sair do trabalho. Ou seja, tem preocupações normais como qualquer outra. A diferença é o nível de responsabilidade que está disposta a assumir perante a empresa: de alcançar o desempenho esperado, alcançar o desenvolvimento profissional da equipe e o ponto ideal de toda a estrutura. Em síntese, o líder é responsável pelo desenvolvimento dos profissionais. Entendemos que o mercado é uma disputa entre as melhores rotinas empresariais e os melhores desempenhos. As empresas que se sobressaem são aquelas que estão sempre se renovando em sua estrutura. E o grande líder é aquele que tem essa percepção e sabe como agir para alavancar os negócios.

O exercício da liderança requer preparação prévia, treino e um acompanhamento próximo.

O verdadeiro líder não é aquele que através de sua carreira atrai seguidores, e sim aquele que transforma seguidores em novos líderes.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).