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Empresas descobrem o recrutamento interno

Reduz custos e ainda mantém na empresa os talentos

No Brasil é muito mais comum do que se imagina as empresas buscarem profissionais no mercado mesmo tendo talentos dentro da organização que poderiam ocupar determinada vaga com sucesso. E por que isso acontece? Segundo Cezar Tegon, presidente da Elancers, maior empresa do segmento de atração e seleção online, isso acontece porque as empresas não têm muitas informações sobre seu público interno. Muitas não têm o currículo atualizado do empregado, apenas o recebido quando da contratação da pessoa:

“A falta de informação sobre o público interno leva a empresa a buscar profissionais prioritariamente fora. O problema dessa prática é que a empresa desestimula sua equipe ao trazer gente de fora para uma vaga que poderia ser preenchida por pessoas da própria organização, garantindo assim um processo de meritocracia que premiaria os melhores com promoções dentro da própria empresa”, assinala Tegon.

Para o presidente da Elancers, a falta de informações sobre o público interno se deve à inexistência de sistemas que arquivem as informações curriculares dos colaboradores da empresa:

“Criamos um sistema que permite às empresas manter os registros dos empregados acessíveis, garantindo a eles a possibilidade de participar de processos de seleção para novas vagas. Temos clientes que só buscam profissionais no mercado depois de se certificaram de que não têm colaboradores aptos a assumir a nova vaga”, assinala Tegon.

Um exemplo é a Brinks, empresa de transporte de valores, que adotou o modelo de recrutamento interno desenvolvido pela Elancers e preencheu 19 vagas em seis meses. Todas com profissionais que já atuavam na organização, evitando os custos decorrentes de novas contratações:

Segundo Denise Piantola, Gerente de RH da Brinks, qualquer funcionário pode se candidatar a uma vaga, desde que ele tenha perfil para atuar na posição. Entre agosto de 2012 e janeiro de 2013, 176 profissionais da empresa se candidataram às vagas abertas, dos quais foram aproveitados 19, um número alto para os padrões de mercado:

“A abertura do processo de seleção para o público interno permite reconhecer os melhores profissionais, promovê-los e agir, assim, para mantê-los na empresa”, explica Denise.


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