Você está em:
Postado há . Atualizado há

Educandos - ENEM o gaokao do Brasil

A prova do ENEM do Brasil é equivalente ao GAOKAO da China, considerando as suas particularidades, mas ambos definem o futuro profissional dos educandos

Fonte: 0 autorLink:

“A prova do ENEM do Brasil é equivalente ao GAOKAO da China, considerando as suas particularidades, mas ambos definem o futuro profissional dos educandos.”

INTRODUÇÃO

O Exame Nacional de Ensino Médio, compreende a porta para ingressar no curso universitário desejado pelos educandos, ou seja, uma avaliação do Idioma Português do Brasil, Redação, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, disciplinas ministradas pelos mestres das unidades escolares em que o educandos estava vinculada.

É um momento de grande expectativa pela sociedade, mestres, pais e principalmente dos educandos, que buscam de forma lícita e proba lograr êxito para que possa definir o seu futuro promissor.

TEMAS SUGESTIVOS

Acreditamos, eu o tema escolhido para a REDAÇÃO, tem afinidade e relacionamento com os fatos elencados abaixo, pois buscamos em nossa pesquisa os assuntos mais importantes que nos afetam, e devem considerar sua magnitude, no futuro dos educandos.

A Nova Ordem em Transformação que afeta os fatos e acontecimento no Mundo, inclusive algumas variáveis intrínsecas que dizem respeito a particularidade do país, tais como:

a) Pandemia, Moléstia, Doenças, Infecções Respiratórias, e SAR’s, considerando as suas consequências, com ações e atitudes administradas pelos governantes;

b) Natureza, Meio Ambiente, Aspectos climáticos, e suas variantes, já que habitamos um país continental, divido em cinco regiões, onde os aspectos ambientais tem suas problematizações que afetam a população;

c) Economia em declínio, o mundo atual passa por uma economia com PIB reduzido, resultantes de diversos fatores, desde a ação humana, até variações sistêmicas, extrínsecas e intrínsecas.

d) Conflito Bélico, com tendência a crescer, acirrando a adesão da 3ª. Guerra Mundial, podendo ser utilizado armamentos não convencionais, e que podem ocasionar maior destruição, e ceifar vidas humanas.

e) Evolução exponencial da Inteligência Artificial, que ameaça o emprego dos profissionais e pode gerar um fato degenerador do futuro do ser humano;

f) Empresas de todos os portes e tamanhos em constante mutação, para poder manter a sua sustentabilidade diante do cenário econômico.

g) Violência e Insegurança que tende a se expandir, haja vista, que os recursos e investimentos para conter as desigualdades sociais e os agravos estão bastante diminutos.

h) Desemprego, fome, pobreza, miséria, insuficiência alimentar, e inadimplência, todos derivados da situação da economia, que não produz gorduras que possam melhorar tais agravos.

i) Educação e Saúde, precisando de novos investimentos para buscar a qualidade desejada, possibilitando manter a PEA como força motriz;

j) Potencialidades econômicas, que qualificam o Brasil, onde é um país RICO, mas a população é pobre, e essa equação se equivale a hipótese de Reimann.

k) O NOVO BRICS, deve afetar o sistema dos seus integrantes, principalmente no aspecto econômico, já que terá a seguinte formação, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Egito e Irã, onde tais riquezas estão se elevando.

UM POUCO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

O Brasil é um país continental, maior país da América Latina, com riquezas naturais e minerais, possuindo terras férteis que produz e exporta através de “commodities”, proteínas animais e vegetais, tem aquífero de água potável, possui potencial energético com as águas dos rios, mar, sol e ventos, tem uma Região Amazônica com tesouros e recursos a ser explorado, banhado pelo Oceano Atlântico com potencial energético e pesqueiro, e na Foz do Rio Amazonas foi descoberto outro pré-sal que legitima tal potencialidades, mas precisa de sólidos e céleres investimentos, agregado a uma educação de qualidade que possam transformar tais riquezas em n´meros que possibilitem reduzir as desigualdades sociais e conter os seus agravos.

Quando a “Holy Bíble” fala que “viveras, comerás e beberás com o suor do teu rosto, informa que “errarás, cometas erros, mas aprenderá com eles”, e conclui quando cita, “és perfeito, pois és minha imagem e semelhança”, acreditamos que devemos fazer uma interpretação mais prolixa desses ensinamentos.

Acreditamos que a Constituição Federal fala sobre cidadania, e que o “poder emana do povo”, e que temos direitos individuais e fundamentais, inclusive direitos sociais, e esperamos a realização de tais direitos, para que possamos sobreviver nesse mundo desigual.

Sabemos que o brasileiro, com sua humildade e simplicidade, não deseja ser O PRINCÍPE de que fala Nicolau Maquiavel, mas entender perfeitamente O DISCURSO DO MÉTODO de Reneé Descartes, e sabe das verdades inseridas em ASSIM FALOU ZARATRUSTRA de Friedrich Nietzsche, pois sente na pele tais evidências.

Lamento não ter lido os livros, O IDIOTA, OS IRMÃOS KAMAZON, CRIME E CASTIGO e OS DEMÔNIOS, todos de Fiódor M. Dostoievsky, pois acredita que no momento atual vivencia O INFERNO de Dante Alighieri e o de Dan Brown, conjuntamente.

Os assuntos que abalam o mundo atual, precisam de um entendimento das palestras do Dr. Cornel West, e dos escritos de Yuvah Noah Harari, já que cita que devemos “ligar nossos neurônios e acionar nossas sinapses”, para que possamos entender e buscar alternativas, devidamente planejadas para obter um futuro promissor, mesmo considerando a inteligência artificial e suas implicâncias de que trata Kay Fu Lee.

DEMAIS DISCIPLINAS

Os idiomas Inglês e Espanhol, tem grande relevância para o profissional que deve se inserir no seletivo mercado laboral, assim como os conhecimentos de Inteligência Artificial.

As disciplinas relativas à Ciência da Natureza e Humanas, complementam nosso entendimento, para que estejamos preparados para o ENEM, mas sabemos que todas têm a sua relatividade, quando apresentadas junto ao resultado obtido.

Se acreditarmos que somos frutos do sistema, é por que temos relatividade com todas as disciplinas elencadas anteriormente, e cada uma tem a contribuição nos resultados alcançados, mas devemos observar com bastante particularidade as que mais influenciam a aprovação da escolha do curso pretendido.

A preparação dos nossos valores e princípios que abundam o nosso comportamento, inclusive o psicológico, devem merecer uma especial atenção, já que, qualquer que seja a avaliação, devemos encarar com certa naturalidade, mesmo sabendo que muito são afetados pelo emocional, mas devemos buscar o nosso equilíbrio para que possamos alcançar êxito.

CONCLUSÃO

O candidato sabe de suas potencialidades, e sempre deve personalizar suas respostas, pois sempre haverá uma busca simbiótica do ser humano com o processo de avaliação, para que possamos nos tranquilizar diante das provas.

Lembre-se o ENEM é uma avaliação total que poderá abrir as portas para o seu futuro promissor, mas caso não obtenha êxito, saiba que haverá novas oportunidades, pois a VIDA é uma caixinha de surpresa.

A busca dos equilíbrios: mental, religioso, educacional e cultural, se faz necessário, para essa preparação, pois sabemos da concorrência que implica na escolha do curso.

Pedimos sinceras desculpas àqueles que se sentirem tocados pelos escritos, mas acreditamos que devemos nos preocupar com o nível de educação de nossos educandos.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).