Você está em:
Postado há . Atualizado há

Investir ou empreender: como escolher a opção mais vantajosa

Ambos os modelos de negócios são benéficos, mas é importante considerar seus riscos e se eles são adequados à sua realidade

É comum que as pessoas procurem diversificar a origem de suas rendas, em busca de realizar seus sonhos e alcançar uma maior estabilidade financeira. Entre as diversas possibilidades disponíveis, as mais comuns são os investimentos e empreendimentos. Cada modalidade pode possibilitar vantagens distintas, assim como atender diferentes perfis de pessoas. As categorias, no entanto, não são excludentes, e podem ser utilizadas em conjunto para conquistar maiores benefícios. Apesar disso, ambas possuem riscos e particularidades que devem ser considerados antes de tomar qualquer decisão. Acompanhe quais são suas principais características e para quem elas são indicadas.

Muitas pessoas que buscam encontrar uma nova fonte de renda se deparam com um imenso mundo de possibilidades, como, por exemplo, escolher entre investir ou empreender. Cada uma dessas opções possui características e riscos distintos, que as fazem render mais ou menos dinheiro.

Os investimentos possuem a vantagem de serem operações mais fáceis. Nessa modalidade, a pessoa interessada pode comprar ações, investir na bolsa de valores ou comprar títulos do governo, por exemplo. É preciso conhecer e estudar muito bem o mercado para fazer boas escolhas; no entanto, não exige que seja empregado muito tempo para colher seus benefícios, uma vez que, como é comum dizer, “o dinheiro trabalha para você”.

As aplicações no mercado de ações são bastante variadas, com inúmeras opções de investimentos e rendimentos diferentes. As que conferem maior risco são capazes de render maiores lucros, multiplicando o valor investido a níveis bem altos, o que é uma faca de dois gumes, pois também pode significar maiores perdas. No entanto, o mercado é bastante amplo, e disponibiliza também opções com riscos mais baixos e que podem gerar faturamentos interessantes para aqueles que estão iniciando nesse tipo de negócio.

Empreender também pode ser uma operação muito vantajosa. Muitos sonham em construir o seu próprio negócio e trabalhar na área que gostam. A principal vantagem de empreender é trabalhar com o que deseja. Apesar do trabalho árduo, quando o negócio atinge os níveis almejados, o retorno financeiro se junta aos sentimentos de sucesso, conquista, realização profissional e pessoal. Para que isso seja possível, o empreendedor passará por várias experiências, que vão enriquecê-lo e torná-lo capaz de resolver problemas e situações diversas. Nesse cenário, também é importante que o empreendedor esteja sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos e estudos de negócios.

Apesar disso, iniciar uma empresa do zero não é uma tarefa fácil, e é uma das operações de maior risco. Pode levar vários anos para que o negócio comece a apresentar lucros significativos, assim como é necessário trabalhar longas jornadas para garantir seu pleno funcionamento, o que pode incluir os feriados e finais de semana. Ainda assim, existem opções de menores riscos, como a abertura de uma franquia de uma empresa já conceituada no mercado.

Antes de decidir o que fazer, é importante pesquisar a fundo para conhecer os diferentes tipos de investimentos e empreendimentos, para avaliar qual deles se aplica melhor à sua realidade. Pesquisar o que é renda fixa, tesouro direto, franquias, por exemplo, é importante para avaliar os riscos de cada operação, suas vantagens e possíveis ganhos, para fazer a escolha certa.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).