Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

22/06/2026 09:38:32

Profissionais contábeis são convocados a moldar novo modelo nacional de controle interno

Parceria entre Conaci e CFC busca aprimorar a transparência e a governança na administração pública por meio de consulta aberta

Autor: Ana Luzia RodriguesFonte: Jornal Contábil / Com informações CFCLink: https://jornalcontabil.com.br/noticia/profissionais-de-contabilidade-sao-convocados-a-moldar-novo-modelo-nacional-de-controle-interno/

A construção de um modelo nacional voltado ao fortalecimento do controle interno na administração pública brasileira ganhou um novo capítulo. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está incentivando contadores públicos, auditores e demais profissionais da área a participarem ativamente da consulta pública promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

O objetivo é coletar experiências e percepções práticas para subsidiar a nova estrutura.

Estratégia busca medir maturidade do setor

A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Escuta, criada para a elaboração do Modelo de Maturidade das Unidades Centrais de Controle Interno (Mucci). Esse projeto pretende estabelecer parâmetros inéditos para o desenvolvimento das estruturas de controle e para o aprimoramento da governança pública em todo o país, unificando critérios de eficiência.

Segundo a avaliação do CFC, a participação da classe contábil é considerada um pilar essencial para o sucesso do projeto. Como a contabilidade pública atua diretamente na base dos sistemas de controle interno, são esses profissionais que fornecem os dados essenciais para garantir a transparência, a integridade, a prestação de contas e a qualidade na tomada de decisões dentro da gestão pública.

A expectativa das entidades é que as contribuições técnico-científicas enriqueçam o modelo, tornando-o capaz de refletir os desafios reais e as diferentes realidades geográficas e financeiras da administração pública do país.

Quem pode participar

O levantamento é direcionado a uma gama ampla de atores que vivenciam o dia a dia da gestão fiscal. Entre os públicos-alvo estão gestores públicos, controladores-gerais, dirigentes de Unidades Centrais de Controle Interno, auditores, além de equipes técnicas dos Tribunais de Contas e servidores de instituições ligadas aos sistemas de controle e integridade.

Os interessados em colaborar com a formulação do Mucci podem acessar a plataforma oficial da consulta pública na internet para responder a questionários específicos, que foram divididos e elaborados de acordo com o perfil de atuação de cada respondente.

O resultado desse diagnóstico servirá de base para definir as dimensões, as capacidades e os níveis de maturidade que vão compor a nova ferramenta nacional.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Junho/2026
D S T Q Q S S
 010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores