O CCiF publicou nota técnica defendendo que a EC 132/2023 fortalece quatro cláusulas pétreas da Constituição, com mudanças que vão além da substituição dos tributos sobre o consumo
Área do Cliente
Notícia
PGFN lança edital para transação tributária de dívida até R$ 45 milhões; entenda
A PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) abriu nesta 2ª feira (1º.jun.2026) o prazo para transação tributária de regularização de dívida ativa inscrita na União
A PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) abriu nesta 2ª feira (1º.jun.2026) o prazo para transação tributária de regularização de dívida ativa inscrita na União. Esta edição valerá para os débitos até R$ 45 milhões por sujeito passivo. A inscrição termina às 19h de 30 de setembro.
Dívidas geradas até 1º de junho de 2025 podem entrar no programa, desde que sejam consideradas de pequeno valor. No caso das demais modalidades, precisa ter sido inscrita até 3 de março de 2026.
As regras foram publicadas em um edital no Diário Oficial da União. Leia a íntegra ao final da reportagem.
As condições de pagamento variam conforme a modalidade das empresas. O Portal da Reforma Tributária explica abaixo como funciona cada uma:
REGRA GERAL DOS DÉBITOS RECUPERÁVEIS
Pela regra geral, se a quitação for à vista, pode haver desconto de até 100% sobre juros, multas e encargos –limitado a 65% do valor total da inscrição.
Se for parcelado, aceita-se entrada de 6% (em até 6 vezes) e saldo em até 114 parcelas. Descontos seguem o limite de até 65% do valor total.
DÉBITOS RECUPERÁVEIS PARA PESSOAS FÍSICAS E PEQUENOS NEGÓCIOS
Esta regra vale para:
- pessoas físicas;
- MEI (microempreendedor individual;
- microempresa
- EPP (empresa de pequeno porte);
- santas casas;
- cooperativas;
- OSC (Organização da Sociedade Civil);
- instituições de ensino.
Com o pagamento à vista, o desconto sobre juras, multas e encargos pode chegar até 100% com limite de 70% do valor da inscrição.
Se for parcelado, a entrada de 6% do valor devido pode ser fracionada em até 12 vezes. O saldo fica limitado a 133 parcelas.
REGRA GERAL DOS DÉBITOS IRRECUPERÁVEIS
Pela regra geral de débitos irrecuperáveis, se a quitação for à vista, pode haver desconto de até 100% sobre juros, multas e encargos – limitado a 65% do valor total (subindo para 70% se o devedor estiver em recuperação judicial). Se for parcelado, aceita-se entrada de 5% (em até 12 vezes) e saldo em até 108 parcelas. Descontos seguem o limite de até 65% do valor total.
DÉBITOS IRRECUPERÁVEIS PARA PESSOAS FÍSICAS E PEQUENOS NEGÓCIOS
Esta regra vale para:
- pessoas físicas;
- MEI;
- microempresa;
- EPP;
- santas casas;
- cooperativas;
- OSC;
- instituições de ensino.
Com o pagamento à vista ou parcelado, exige-se entrada de 5% (fracionada em até 12 vezes) e o saldo fica limitado a 133 parcelas, com desconto limitado a 70% do valor total.
TRANSAÇÃO DE PEQUENO VALOR
Esta regra vale para inscrições de até 60 salários mínimos de responsabilidade de:
- pessoas físicas;
- MEI ;
- microempresa;
- EP.
Com o pagamento à vista, o desconto é de 50% sobre o valor total.
Se for parcelado, a entrada de 5% do valor devido pode ser fracionada em até 5 vezes. O saldo restante e os descontos mudam conforme o prazo escolhido:
em até 7 parcelas com 50% de desconto; em até 12 parcelas com 45% de desconto; em até 30 parcelas com 40% de desconto; em até 55 parcelas com 30% de desconto.
REGRA MEI
Pela regra específica para inscrições sob o código de receita 1537 (microempreendedor individual), desde que o valor seja igual ou inferior a 5 salários mínimos, concede-se desconto de 50% sobre o valor total da dívida consolidada, com pagamento em até 60 prestações mensais.
INSCRIÇÕES GARANTIDAS POR SEGURO GARANTIA OU CARTA FIANÇA
Para inscrições garantidas por seguro garantia ou carta fiança com decisão transitada em julgado desfavorável e sem sinistro, não há concessão de descontos. O pagamento pode ser feito por meio de:
- entrada de 50% e o saldo em até 12 parcelas;
- entrada de 40% e o saldo em até 8 parcelas;
- entrada de 30% e o saldo em até 6 parcelas.
A validade da proposta fica condicionada à manutenção da vigência da garantia até a quitação total.
Leia abaixo um resumo das outras informações sobre a transação:
- Contribuições sociais (previdenciárias) – O parcelamento total (entrada + saldo) não pode ultrapassar 60 meses em nenhuma modalidade;
- Sem descontos – Se a capacidade de pagamento indicar que não há direito a desconto, o prazo máximo de parcelamento é de 60 meses;
- Valor mínimo da parcela – R$ 100,00 para regras gerais e R$ 25,00 para o caso específico do MEI (código 1537);
- Acréscimos – As parcelas sofrem incidência de taxa SELIC acumulada mensalmente mais 1% no mês do pagamento;
- Abrangência – A adesão deve incluir a totalidade das inscrições elegíveis do devedor. Não é permitida a adesão parcial, mas pode-se combinar modalidades;
- Desistência de acordos – Para incluir débitos já parcelados ou em outras transações, o devedor deve desistir previamente do acordo em curso;
- Litígios judiciais – Exige a comprovação de desistência das ações judiciais e pedidos de extinção do processo com resolução de mérito em até 60 dias após a adesão;
- Depósitos judiciais – Serão automaticamente transformados em pagamento definitivo, incidindo as regras do edital apenas sobre o saldo remanescente;
- Vedações – É proibida a adesão de sujeitos passivos que tiveram transações rescindidas nos últimos 2 anos;
- Uso de Créditos – O edital veda expressamente a utilização de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
Leia abaixo o edital completo:
EDITAL Nº 6_2026 – EDITAL Nº 6_2026 – DOU – Imprensa Nacional
Notícias Técnicas
Prestadores precisam separar despesas que geram créditos dos custos com salários antes de decidir pelo recolhimento dos novos tributos fora do DAS
Cada status representa uma situação diferente no processo de emissão da NF-e e exige procedimentos específicos do contribuinte
Diferenças identificadas em processos podem alterar valores provisionados e reforçam a importância da qualidade das informações para as áreas jurídica, contábil e financeira
Reforma Tributária: Como securitizadoras e factoring aproveitam perdas fiscais
Redução de 50% em IBS e CBS exige análise detalhada para não subestimar a tributação
Registro correto da jornada permite acompanhar créditos, débitos, compensações e prazos do banco de horas
Foi publicada, em 1º de outubro de 2026, a Nota Técnica 2026.010, versão 1.00, que traz adequações no leiaute do DANFE para permitir a apresentação das informações relacionadas aos novos tributos da Reforma Tributária
O IRPFM 2027 já deve entrar no planejamento de empresários e sócios que concentram sua renda em distribuição de lucros, investimentos e outras fontes.
Confira o passo a passo para adequar o sistema da sua empresa sem complicações
Notícias Empresariais
A comunicação ambígua sobre metas e produtividade pode gerar interpretações divergentes, conflitos e riscos trabalhistas
A qualidade do atendimento pode ter mais influência sobre a satisfação do cliente do que estratégias de fidelização
Sentir-se valorizado no trabalho envolve remuneração, mas também a forma como a empresa distribui oportunidades, considera contribuições e respeita limites
O fundador pode se afastar da gestão diária. Mas continua responsável por decidir como a empresa será acompanhada, financiada e preparada para o próximo ciclo
Saiba como empreendedores podem evitar falhas e prosperar
Contadores e consultores: reverter a crise financeira e mental do endividado
Análise da Artificial Analysis mostra diferenças entre os principais modelos de IA em inteligência, velocidade, custo, latência e contexto
Pesquisa do Sebrae mostra avanços no conhecimento dos microempreendedores e reforça a importância de buscar informações em fontes confiáveis
Empresas com limite de crédito aprovado podem contratar capital emergencial pelos aplicativos ou pelo internet banking das instituições financeiras.
Pix, internet banking e caixas eletrônicos estarão disponíveis
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade