O CCiF publicou nota técnica defendendo que a EC 132/2023 fortalece quatro cláusulas pétreas da Constituição, com mudanças que vão além da substituição dos tributos sobre o consumo
Área do Cliente
Notícia
MT - Revendedoras de veículos renovam adesão ao regime de estimativa do ICMS
Em 2010, as 124 empresas de revenda de veículos deverão recolher R$ 1,2 milhão de ICMS.
Cento e vinte e quatro empresas revendedoras de veículos usados de Mato Grosso renovaram, na última quinta-feira (17.12), junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a adesão ao regime de estimativa para recolhimento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) devido nas operações de comercialização interna no exercício fiscal de 2010.
O valor total do imposto a ser recolhido no próximo ano foi definido em conjunto pela equipe técnica da Sefaz e representantes da Associação dos Revendedores de Veículos de Mato Grosso (Agenciauto).
Em 2010, as 124 empresas de revenda de veículos deverão recolher R$ 1,2 milhão de ICMS. Os recolhimentos das parcelas mensais estimadas, referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010, deverão ser efetuados até o dia 5 do mês subsequente ao de referência do fato gerador do imposto.
Pelo regime de estimativa, as empresas optantes pela sistemática distribuem entre elas o montante que cabe a cada uma pagar no período considerado, para que seja atingido o valor global. Se alguma não cumprir a sua meta, o restante das empresas tem de ratear o valor estimado que faltar e seus respectivos acréscimos legais, inclusive multas.
Para definir o valor da estimativa, a equipe técnica da Sefaz levou em consideração dados e informações sobre o preço e o faturamento médio do segmento no exercício de 2009, bem como a projeção do potencial de crescimento das atividades do setor. Para tanto, utilizou diversas fontes de informação, entre elas dados fornecidos pela própria Agenciauto.
Pelo regime, a carga tributária final do ICMS é menor que em relação à sistemática de apuração normal, o que estimula o desenvolvimento das empresas mato-grossenses, que passam a competir em condições mais favorecidas com as empresas localizadas em outros estados. “Dessa forma, promove-se a eficiência econômica e da qualidade do produto mato-grossense, vez que o ganho privado depende de aumentar o volume de negócios, ou seja, crescer e investir”, observou o secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes.
ARRECADAÇÃO
Além de beneficiar os segmentos econômicos com redução de carga tributária, o regime de estimativa também é vantajoso para o Estado, pois acarreta efetivo incremento da arrecadação do ICMS nos segmentos optantes pelo regime.
Isso porque as empresas optantes pela sistemática se comprometem a quitar eventuais débitos tributários, inclusive de dívida ativa, que tenham junto ao Fisco estadual e a aumentar o nível de formalização dos negócios dos segmentos, gerando mais empregos e renda à população.
“O Estado não garante apenas a arrecadação do imposto, mas também age como regulador de atividades, coibindo a concorrência desleal e ajustando a carga tributária de forma a criar equidade de concorrência das empresas sediadas em Mato Grosso em relação à de outros estados”, argumentou o secretário de Fazenda.
Além disso, a estimativa segmentada permite ao Estado reduzir custos administrativos de controle do cumprimento das obrigações fiscais pelos contribuintes e às empresas, reduzir o ônus administrativo, uma vez que o regime desenvolve a simplificação tributária, mediante uma espécie de tributação presumida. “Mantenho sintonia às exigências de mercado e de transparência fiscal, os contribuintes também terão de implantar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para as operações realizadas”, acrescentou Moraes.
FISCALIZAÇÃO
O titular da Sefaz alerta que as revendedoras de veículos que não aderirem à estimativa serão submetidas ao processo de fiscalização normal da Secretaria de Fazenda. Será priorizada fiscalização nas regiões oeste e leste, onde há maior número de empresas em situação irregular. “Vamos realizar um pente-fino fiscal nessas empresas. A intenção é socializar a tributação para evitar a concorrência predatória”, ressaltou Eder Moraes.
O número de empresas optantes pelo regime de estimativa foi ampliado de 70, em 2008, para 124 em 2009, o que, para o presidente da Agenciauto, Isnel Leite de Almeida, é um feito importante para o segmento, pois significa a confirmação de que mais revendedoras estão formalizando sua atividade econômica. “E com a formalização, os clientes têm mais confiabilidade nas transações de negócios. A ideia é que, com isso, as empresas do segmento tenham mais credibilidade e representatividade”, afirmou Almeida.
Segundo ele, a intenção é aumentar o número de associados em 2010. Atualmente, 200 empresas estão filiadas à Agenciauto. Em Mato Grosso, há aproximadamente 550 revendedoras de veículos.
Notícias Técnicas
Prestadores precisam separar despesas que geram créditos dos custos com salários antes de decidir pelo recolhimento dos novos tributos fora do DAS
Cada status representa uma situação diferente no processo de emissão da NF-e e exige procedimentos específicos do contribuinte
Diferenças identificadas em processos podem alterar valores provisionados e reforçam a importância da qualidade das informações para as áreas jurídica, contábil e financeira
Reforma Tributária: Como securitizadoras e factoring aproveitam perdas fiscais
Redução de 50% em IBS e CBS exige análise detalhada para não subestimar a tributação
Registro correto da jornada permite acompanhar créditos, débitos, compensações e prazos do banco de horas
Foi publicada, em 1º de outubro de 2026, a Nota Técnica 2026.010, versão 1.00, que traz adequações no leiaute do DANFE para permitir a apresentação das informações relacionadas aos novos tributos da Reforma Tributária
O IRPFM 2027 já deve entrar no planejamento de empresários e sócios que concentram sua renda em distribuição de lucros, investimentos e outras fontes.
Confira o passo a passo para adequar o sistema da sua empresa sem complicações
Notícias Empresariais
A comunicação ambígua sobre metas e produtividade pode gerar interpretações divergentes, conflitos e riscos trabalhistas
A qualidade do atendimento pode ter mais influência sobre a satisfação do cliente do que estratégias de fidelização
Sentir-se valorizado no trabalho envolve remuneração, mas também a forma como a empresa distribui oportunidades, considera contribuições e respeita limites
O fundador pode se afastar da gestão diária. Mas continua responsável por decidir como a empresa será acompanhada, financiada e preparada para o próximo ciclo
Saiba como empreendedores podem evitar falhas e prosperar
Contadores e consultores: reverter a crise financeira e mental do endividado
Análise da Artificial Analysis mostra diferenças entre os principais modelos de IA em inteligência, velocidade, custo, latência e contexto
Pesquisa do Sebrae mostra avanços no conhecimento dos microempreendedores e reforça a importância de buscar informações em fontes confiáveis
Empresas com limite de crédito aprovado podem contratar capital emergencial pelos aplicativos ou pelo internet banking das instituições financeiras.
Pix, internet banking e caixas eletrônicos estarão disponíveis
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade